PT decide que 50% dos dirigentes serão obrigatoriamente mulheres

05/09/2011 18:28

 PT decide que 50% dos dirigentes

serão obrigatoriamente mulheres

Partido também estabeleceu que pelo menos 20% têm

que ser jovens e o mesmo porcentual mínimo de negros

Fonte: Ig/Ag.Pagu

O 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou neste sábado uma cota de 50% para mulheres na composição das direções, delegações, comissões e cargos com funções específicas de secretarias. A mudança, que valerá a partir da próxima eleição interna, partiu de proposta apresentada pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), presidente da comissão de reforma do estatuto do partido. 

A aprovação foi festejada com gritos pelas participantes do encontro em Brasília. Segundo a reportagem da Folha, a pressão das mulheres impediu que o partido criasse uma cota de transição, entre 30% e 40%, defendida com o argumento de que a sigla não tem mulheres suficientes para implantar a regra da paridade. 

Cotas para jovens e negros 
Todas as chapas e direções do partido deverão ter, no mínimo, 20% de integrantes com menos de 30 anos e os negros devem ter representação de 20% nas direções. 

Mulheres comemoram vitória histórica   
"Venceu o PT inovador, que sempre abre os caminhos, para que os outros sigam exemplos", comemorou a deputada Janete Pietá (PT-SP), coordenadora da bancada feminina na Câmara dos Deputados. 

Com um discurso emocionado, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) recordou a luta das mulheres petistas para conquistar espaço na política. “Alô mulherada! Esperamos 20 anos! Agora estamos aqui agradecidas aos companheiros e companheiras que souberam compreender a luta das mulheres dentro do PT. Mulheres do campo e da cidade, mulheres indígenas, brancas e negras que construíram esse partido. Nós mulheres amanhã estaremos nas ruas dizendo que mais uma vez o PT diz sim para as mulheres”, comemorou.

Para a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, “o PT quer igualdade para toda sociedade brasileira e ele começa em casa, e igualdade começa mesmo em casa e com respeito. As mulheres do PT construíram muitas vitórias e inclusive a vitória tão bonita e histórica de Dilma Rousseff presidenta da República. Hoje nós demos um passo muito importante, a paridade do PT vai ter grande influência no parlamento e na sociedade brasileira como um todo. Estou vibrando com essa vitória”.