15/07 - Comitê Popular realiza Seminário "Rio + 20?" dia 15 de julho na Fiocruz F

15/07/2011 08:00

 Comitê Popular realiza Seminário 

"Rio + 20?" dia 15  de julho na Fiocruz
 
Seminário "Rio + 20?"se realizará no dia 15 de julho, das 8 às 17h,  com inscrições gratuitas e vagas limitadas. Envolvendo os três setores da sociedade, o evento tem como objetivo coletar e sistematizar informações que sirvam para a ampliação do debate e participação da sociedade até a realização do Rio + 20, em 4 de junho de 2012.Organizado pelo Comitê Popular Rio+20, o evento ocorre no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública, na Fundação Osvaldo Cruz (ENSP da Fiocruz), em Manguinhos, com extensa programação de palestras.
 
1º Painel - Resgatando o Passado;

Inicio às 08:00 h., término 09:20 h. com 10 minutos para debates;

Gilvoneick de Souza José - Técnico em Administração de Empresas e Arte Cênicas.  Ativista ambientalista atuando há 15 anos nas causas socioambientais, participou de três Conferências de Ambiente realizadas no Brasil, membro da  Comissão Organizadora da 2ª e 3ª Conferências. Presidente da Instituição Defensores Ambientais do Gericinó Mendanha Tinguá (DAMGEMT); Coordenador da Assembléia Permanente das Entidades em Defesa do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro na Baixada Fluminense (APEDEMA RJ), produtor e coordenador responsável pelo Canal de TV Rede Ambiente TV na WEB.

 

 

2º Painel - Mega Eventos Internacionais: A sustentabilidade para a Copa do Mundo e a Olimpíada;

Inicio às 09:30 h., término 09:50 h. com 10 minutos para debates;
Leonardo de Aguiar Morelli - Jornalista e escritor. Autor do livro “Grito das Águas” pela Editora Letra D´Água (Joinville 2003) 3ª edição esgotada. Secretário Geral da Defensoria Social, pesquisador da Agência Latinoamericana para o Desenvolvimento Sustentável e correspondente da Agência Brasil Sustentável com sede em Curitiba-PR.

 

3º Painel - Conflitos socioambientais na Baía de Sepetiba; o caso da TKCSA;

Inicio às 10:00 h., término 10:20 h. com 10 minutos para debates;
Alexandre Pessoa Dias - Engenheiro civil sanitarista, mestre em Engenharia Ambiental pela UERJ. Especialista em Saneamento e Controle Ambiental pela ENSP/FIOCRUZ. Professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ). Pesquisador da Rede Brasileira de Habitação Saudável, integrante do grupo de pesquisa FIOCRUZ/CNPq. Atua nas áreas de saneamento, saúde ambiental, promoção da saúde, tecnologias sociais e educação ambiental popular.
 
 
4º Painel - Impacto nas comunidades da Baía da Guanabara: degradação, opressão e omissão;
Inicio às 10:30 h., término 10:50 h. com 10 minutos para debates;

Alexandre Anderson - Atuante na Baía de Guanabara se tornou um destacado defensor dos direitos humanos e participa ativamente de diversos fóruns nacionais e internacionais. Por meio da AHOMAR e agora do SINDPESCA, Alexandre tem defendido os interesses de mais de uma centena de pescadores e suas famílias que tiveram sua renda drasticamente diminuída devido à instalação dos gasodutos na Baía de Guanabara que os impedem de pescar.
 
5º Painel - O que pensa, quais as ações e expectativas do Governo para com a proposta RIO+20;
Inicio às 11:00 h., Término 11:30 h. com 15 minutos para debates;

Walter Figueiredo de Simoni - É formado em Economia e Ciências Ambientais pela Universidade de Tufts em Boston nos Estados Unidos. Trabalhou em Consultoria de Mudanças Climáticas, desenvolvendo projetos na área de estratégia de finanças ambientais, estratégia corporativa de sustentabilidade e acompanhou negociações internacionais no Âmbito da UNFCCC. Atualmente é o Superintendente de Economia Verde da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro.
 
 
6º Painel - CGU: Formação dos atores para o controle social;
Inicio às 14:00 h., término 14:30 h. com 15 minutos para debates;
Marcelo Paluma Ambrózio - Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Formação Acadêmica: Economista, com Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial e MBA em Auditoria e Contabilidade. Coordenador do Núcleo de Ação de Prevenção da CGU/Regional/RJ e Coordenador Executivo do Grupo de Trabalho para o Controle Social do Rio de Janeiro (GTCS).

 

7º Painel - O que pensa, quais as ações e expectativas da FIRJAN para com a proposta RIO+20;
Inicio às 14:45 h., término 15:05 h. com 10 minutos para debates;
Paulo Pizão - Empresário Ambientalista – Representante da FIRJAN no CONEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro). Procurador Federal (aposentado); Administrador e Especialista em Gestão e Avaliação Ambiental; Diretor da SERVEC Ecologia; Integrante dos Conselhos de Meio Ambiente da FIRJAN e da Associação Comercial do Rio de Janeiro; integrante do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio; integrante do Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável da ALERJ; Representante da ASSEMP no Conselho Consultivo da APA do Pau-Brasil; Ex-Dirigente da FEEMA, da Fundação Oswaldo Cruz e Gerente de Projetos Ambientais da LIGHT; além de outras funções públicas e empresariais exercidas.
8º Painel - Economia Solidária / Ações nas Favelas;
Inicio às 15:15 h., término 15:35 h. com 10 minutos para debates; 
Marcelo Aranda Stortti - Mestre em Educação pela UNESA. Especialista em Educação, Saúde e Meio Ambiente pelo Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP) Sevres/França. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro pelo período de 2002 a 2004. Analista de Pesquisa do Departamento de Biologia do Instituto Oswaldo Cruz de 2004 a 2006. Analista Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente de 2007 a 2008. Atualmente Professor do Curso de Especialização em Gestão Ambiental da UNIGRARIO. E Analista de Projetos de Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Local da ONG CARE Brasil.
Jocelino Cavalcanti  - Publicitário.  Em 1964 participou da luta  contra a ditadura; Em 1984 participou das diretas já e também para o movimentos social e comunitário; por mais de 15 anos militou na FAFERJ e na FAF-RIO. Em 1992 passa a se dedicar de coração as causas ambientais; participante das Conferências de Saúde e Ambiente. Em 2010 lançou o Projeto FAVELA VERDE .
 
 
 
Serviço:
Seminário "Rio + 20?"
Dia 15  de julho na Fiocruz
Para quem vai de condução pública o melhor serviço é o TREM, que deixa enfrente a FIOCRUZ.  Basta pegar o TREM na Central do Brasil sentido Duque de Caxias e saltar na estação de Manguinhos. Para quem vem de outros ramais basta fazer baldeação na Estação de São Cristóvão.
 
 
 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!