16 e 23/Fev - Grupo Pombas Urbanas apresenta espetáculo infantil “Todo Mundo Tem Um Sonho” na zona leste de São Paulo.

23/02/2013 19:00

Grupo Pombas Urbanas apresentado espetáculo infantil “Todo Mundo Tem Um Sonho” 

Aos sábados, dias 16 e 23 de fevereiro, às 19h,Zona leste de São Paulo

Pombas Urbanas apresenta o espetáculo de seu repertório  nos espaços culturais: Galpão Cultura e Cidadania  (16), às 19h Rua Serra da Juruoca n° 112 Jd: Lapenna, Salão São Francisco de Assis (23) às 19h Rua Miguel Rachid n° 997 Ermelino Matarazzo.

As apresentações fazem parte do projeto ”Revoada por uma Dramaturgia de Teatro em Comunidade”, contemplado pela 22º edição da lei de fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo

O projeto tem por objetivo principal viabilizar a continuidade e manutenção do trabalho artístico do grupo Pombas Urbanas com o desenvolvimento de um processo em intenso diálogo com a comunidade do bairro de Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo que resultará na criação de um texto coletivo do grupo. O texto “A Padaria” de Bertolt Brecht servirá de inspiração e será o ponto de partida da pesquisa dramatúrgica que buscará refletir sobre as histórias do supermercado Tatá e seu valor simbólico junto à comunidade. Hoje, o galpão desde antigo supermercado abriga a sede do grupo, sendo um espaço de teatro em comunidade onde acontecerá a grande maioria das atividades do projeto.

Grupo Pombas Urbanas realiza num período de 14 meses, o projeto ”Revoada por uma Dramaturgia de Teatro em Comunidade” que beneficiará o trabalho artístico do grupo, com a realização de um intenso processo de pesquisa e criação dramatúrgica, intercâmbio, difusão teatral e formação de público e  manutenção e fortalecimento da sede do grupo.

 Além do apoio ao processo artístico do grupo, a realização do projeto beneficiará um amplo processo de teatro em comunidade desenvolvido de forma continua pelo grupo em uma populosa periferia da zona leste de São Paulo onde está situado: o bairro Cidade Tiradentes. 

 

Sobre o Espetáculo "Todo Mundo Tem um Sonho"

Mago Alfredo Sonho com uma companhia de circo, mas ele não sabe onde encontrar os artistas. Em suas andanças pelos tempos, vê nascer uma linda menina cigana e perto deste nascimento, vê um menino lavrador que sonha aprender a desaparecer.

O menino vira mágico e se casa com a cigana que agora é uma mulher vidente. Viajando pelo Brasil numa carroça puxada pelo jumento inteligente Roucinol, eles encontram Zimbo, um macaquinho de circo que está perdido na floresta. Juntos os quatro formam uma família diferente, unida pelo sonho e amor a arte.

Eles viajam pelo mundo levando suas atrações fantásticas, É a Grande Companhia do Circo Místico!

 

Direção: Paulo Carvalho Jr.

Texto: Lino Rojas

Elenco:

Adriano Mauriz                      - Javier, Professora, Dono do Circo

Juliana Flory                           - Cigana Zamara, Macaca Gina

Marcelo Palmares                 - Macaco Zimbo

Marcos Kaju                           - Jumento Roucinol, Mago Alfredo, Cientista

 

Iluminador: Fernando Alves

Produtor: Claudio Pavão

Duração: 50 minutos

Gênero: Teatro

Classificação etária: Livre

Sobre Pombas Urbanas - A história desse coletivo tem início em 1989 no projeto “Semear Asas”, concebido pelo diretor peruano Lino Rojas (1942-2005) com o objetivo de formar jovens de São Miguel Paulista, zona leste,  com base no conceito do "Ator Orgânico": aquele que não dissocia sua arte da vida; sendo capaz de produzir, comunicar e administrar.

Desde então, com a orientação artística de Rojas, o Pombas Urbanas desenvolveu pesquisa sobre a formação do ator, linguagem e dramaturgia, o que resultou na montagem de 11 espetáculos; todos com texto de Lino  criado a partir da pesquisa coletiva. A linguagem adotada pelo grupo sempre voltou – se para populações com pouco o nenhum acesso à arte e , com o tempo, sua prática trouxe ações cada vez mas estruturadas que possibilitassem o acesso ao fazer teatral e à espetáculos, como diversas apresentações em bairros periféricos, cursos de iniciação ao teatro para jovens e a elaboração de projetos de teatro para o desenvolvimento humano.

Em 2003, o grupo ganhou o 3° edital do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo com o projeto “Da Comunidade ao Teatro, do Teatro à Comunidade”, que durante dois anos previa a multiplicação da experiência do grupo para jovens da zona leste. Em Janeiro de 2004, o grupo conseguiu a cessão em regime de comodato por 20 anos de um galpão no bairro de Cidade Tiradentes, um dos bairros mas populosos da cidade (mas de 300 mil moradores, em sua maioria afro-descendentes), distante 40 km do centro.

O galpão estava abandonado há quase 10 anos e a primeira intervenção teatral foi feita em meio aos escombros para uma plateia de 50 crianças e familiares, o início da transformação de um local que era marcante em suas memórias como um espaço de violência e abandono.

Em 2012, cerca de 22 mil pessoas passaram pelo Centro Cultural, formando uma rede de moradores – jovens, crianças e seus familiares, que envolvem diretamente no processo artístico e comunitário que fazem parte. É desta forma que os integrantes do Pombas Urbanas compreendem e exercem sua condição de artista: situando sua pesquisa e produção teatral junta à sociedade com o desenvolvimento de propostas práticas e concretas de acesso à arte, desenvolvimento de conhecimento e ferramentas para que populações historicamente marginalizadas possam produzir e refletir sobre sua realidade por meio da arte.

SERVIÇO

Espetáculo “Todo Mundo Tem um Sonho”

Dia 16/02, às 19h 

Público:  Infantil

Local: Galpão Cultura e Cidadania

Rua Serra da Juruoca n° 112 Jd: Lapenna

Tel.: 2956 – 0091

Entrada Franca

 

Dia 23/02, às 19h

Público: Infantil

Local: Salão São Francisco de Assis

Rua Miguel Rachid,997 Ermelino Matarazzo

Telefone: 2546 - 4254

Entrada Franca

 

Mais Informações 2285 – 7758 / 2285 - 5699

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!