17 a 20/11 - Maior evento de empreendedorismo chega a São Paulo

17/11/2010 14:00

Maior evento de empreendedorismo chega a São Paulo 


 

  

 Orientação e formalização empresarial, palestras, exposição de produtos e soluções, rodadas de negócio, loja modelo, café web são atividades da Feira do Empreendedor que começa na quarta-feira, dia 17,no  Expo Center Norte, com entrada gratuita.           

Realizada na capital paulista entre os dias 17 e 20 de novembro, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), a Feira do Empreendedor é um dos mais importantes eventos de empreendedorismo do Brasil e acontece anualmente em todo o País. Em São Paulo está em sua primeira edição, em que a expectativa de público é de 40 mil visitantes, entre candidatos a  empreendedor e donos de empresas já constituídas em busca de informações, produtos e serviços voltados para abertura e melhoria do negócio.

A boa notícia é que este público encontrará em um só local, o Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, uma verdadeira mostra de soluções, serviços e conhecimento de empreendedorismo, tendências, inovação e competitividade, que somam-se aos serviços dos parceiros e patrocinadores, como a formalização de MEI (Microempreendedores Individuais), abertura de conta-corrente no Banco do Brasil e na Caixa, a aquisição de serviços de proteção ao crédito, linhas de financiamento, ferramentas de suporte às vendas, expansão do mercado, oportunidades de exportação, entre outros.

“O melhor caminho para ter sucesso no mercado, aumentar a produtividade e a competitividade é planejar cada passo, buscando orientação, lapidando o conhecimento e descobrindo novos nichos de mercado e oportunidades inovadoras de empreender. Para ajudá-los em mais esta etapa, vamos promover uma verdadeira maratona de orientação, capacitação e acesso a mercado durante os quatro dias da Feira do Empreendedor”, afirma Ricardo Tortorella, diretor superintendente do Sebrae-SP.
 
“É também o principal evento da entidade no calendário das comemorações da Semana Global de Empreendedorismo, período em que 103 países realizam atividades simultâneas com objetivo de despertar a atitude empreendedora e marcar a importância do empreendedorismo no desenvolvimento econômico do planeta”. completa. 

Vale conferir

Entre as atrações, como atendimento e consultoria, formalização – ação esta que integra a 2ª Semana de Formalização do MEI, que acontecerá em todo País, de 15 a 20 de novembro - os visitantes podem conferir a Loja Modelo, uma boutique que valoriza os cinco pilares dos bons comerciantes: elementos de atração, organização da loja, dos produtos, de conversação e estruturais. E ainda, o Café Web, espaço em que será mostrado o novo Portal da entidade e estarão disponíveis diversas soluções, como Bolsa Negócios On line, Internacionalização (autodiagnóstico e cursos), cursos à distância (EaD), além de um café gourmet, com cinco opções de degustação, apelidadas com alusão ao ato de empreender.

Para direcionar o público, o evento conta com uma área central em que espaços dedicados aos temas de cada dia da feira promoverão ações específicas:

Inovação: Nesta área, alguns totens terão a descrição dos circuitos desenvolvidos pelo Sebrae-SP e parceiros para fortalecimento dos grupos de turismo de várias regiões do Estado, como Caminhos do Centro-Oeste Paulista; Vale Histórico; Mantiqueira; Águas; Religioso; Oeste Rios; Costa da Mata Atlântica; e Roteiros Turísticos da Região Sul da Cidade de São Paulo.
O espaço também integrará passado e presente, sinalizando em uma linha do tempo - que começa na Revolução Industrial do Século 17 - as inovações que impactaram na comunidade empresarial. Seis segmentos estarão em foco: Alimentos, Gestão de negócios, Design, Tecnologia da Informação, Meio ambiente e Comunicação.

Competitividade: Ambiente altamente tecnológico, com uma grande tela de plasma, onde serão apresentadas fotos dos projetos de cada um dos setores de área de desenvolvimento do Sebrae-SP, sendo que o visitante também poderá interagir com o conteúdo em várias telas de touch screen, com um mapa do Estado de São Paulo, dividido por área de abrangência e ações de competitividade desenvolvidas pelos escritórios regionais.

Congresso
Durante os quatro dias de feira, acontecerão cerca de 100 palestras, debates, oficinas e várias outras atividades – todas gratuitas. Empreendedorismo, Competitividade, Tendências, Inovação e Cultura Empreendedora são as linhas temáticas, desenvolvidas por meio de cinco palestras magnas com especialistas de destaque no mercado, em auditório para 1.000 pessoas, e 44 em arenas de conhecimento com capacidade para 120 pessoas, além de uma peça de teatro.

Geração Y com espaço próprio 
Palestras, debates, teatro e integração marcam as atividades na Arena Livre, espaço destinado às últimas tendências no mundo web. São 160 m² dedicados ao diálogo e à troca de informações, com duas palestras por dia – às 15h e às 16h30 – e, às 18h30, apresentação da peça de teatro A Arte da Guerra, baseada na obra de Sun Tzu, e apresentada pelo grupo Cia. de Teatro do Parnaso. A peça abordará os aspectos de estratégia de guerra a partir do raciocínio. Com seu caráter sentencioso, Sun Tzu forja a figura de um general cujas qualidades são o segredo, a dissimulação e a surpresa. Atualmente, o livro se tornou um guia para administradores que buscam o sucesso das empresas que comandam.

Patrocinadores
Banco do Brasil
Caixa
Chevrolet
Serasa Experian 
Visa 
TIM

Parceiros
Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores (ABAD) 
Associação Brasileira de Empresa de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) 
Associação Comercial de São Paulo (ACSP) 
Associação Paulista de Municípios (APM) 
Banco do Povo Paulista (BPP) 
Câmara Árabe 
Cepam (Fundação Prefeito Faria Lima)  
Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVcenn) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas  
Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo (Corcesp) e Sindicato dos Representantes Comerciais e das Empresas de Representação Comercial no Estado de São Paulo (Sircesp) 
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) 
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio) 
Instituto Nacional do Seguro Social – INSS 
Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (SESCON-SP)

Serviço
Data e horário: de 17 a 20 de novembro de 2010 - das 14h às 21h, e sábado, das 10h às 17h.
Local: Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte
Valor: Grátis
Transporte: gratuito a partir do Metrô Tietê, e vice-versa, a cada 30 minutos, no período das 09h00 às 22h30.
Programação, inscrições e credenciamento no site:  www.sebraesp.com.br/feiradoempreendedor