22/05 - Dia da Sustentabilidade sensibiliza comunidade sobre destinação adequada dos resíduos

22/05/2011 09:00

 

Dia da Sustentabilidade sensibiliza comunidade

sobre destinação adequada dos resíduos 

Misto de ações educativas, esportivas e de recreação voltadas à comunidade evento leva 1ª Corrida Lixo Zero do país e Feira da Sustentabilidade para a Grande Florianópolis

 

 Ações educativas, esportivas e de recreação irão marcar o primeiro Dia da Sustentabilidade Pedra Branca, domingo, 22 de maio, em Palhoça, na Grande Florianópolis (SC). O evento será embasado no conceito Lixo Zero, que visa a promoção dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Tudo que for produzido de resíduos – diferente de lixo, pois são recolhidos e separados de forma limpa e organizada – será encaminhado no final do dia para reuso ou reciclagem. As ações são realizadas pela Cidade Pedra Branca, em parceria com as empresas Sports Do e Novociclo Ambiental.

Os participantes de todas as atividades receberão orientações sobre separação de resíduos, reciclagem e sustentabilidade. Além disso, residuários para coleta de materiais recicláveis serão instalados em espaços estratégicos com maior circulação de pessoas. “As estações Lixo Zero são residuários produzidos especificamente para receber materiais recicláveis. Diferentes das lixeiras comuns, onde os materiais são jogados sem organização, estes nichos possuem um espaço exclusivo para cada tipo de resíduo, como plástico, vidro, entre outros. Se for alimento será destinado à compostagem”, explica Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo Ambiental.

Outra ação pela preservação do meio ambiente e conscientização da comunidade será a utilização de camisetas de garrafa pet pelo pessoal do estafe. A intenção é estender a iniciativa para os próximos eventos: “o material de produção de futuras camisetas serão as próprias PETs arrecadadas em eventos anteriores”,  planeja Marcelo Gomes, diretor da Pedra Branca.

O evento, que acontecerá na Cidade Pedra Branca, em Palhoça, conta ainda com o apoio da Associação de Moradores do bairro, do Colégio Visão Pedra Branca, Cicles Hoffmann, Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo e Padaria Pão&Prosa.

Corrida Lixo Zero – Pela manhã, a partir das 09h, será realizada a 1ª Corrida Lixo Zero do Brasil, direcionada a atletas e funcionários de empresas localizadas no entorno do bairro Pedra Branca e região. Além de mostrar na prática como destinar de forma adequada os resíduos, a corrida terá como objetivo estimular o espírito de equipe no meio empresarial – os gestores serão convidados para apoiar os seus colaboradores. Ao longo de todo o trajeto, os participantes poderão colocar os copos de água vazios em ‘Estações Lixo Zero’. A competição terá percursos de 12 km (individual), 6 km (revezamento com duas pessoas) e 3 Km (revezamento com quatro pessoas). Mais informações em www.corridapedrabranca.com.br.

Feira da Sustentabilidade – Oficinas gratuitas, passeio ciclístico e exposição de produtos à base de materiais recicláveis serão algumas das atrações da Feira da Sustentabilidade, que acontecerá das 14h às 18h nas imediações do Showroom da Sustentabilidade Pedra Branca, em frente à Unisul.

Abertas à comunidade, as oficinas serão coordenadas por especialistas em gestão de resíduos e meio ambiente. Para participar, é necessário inscrever-se pelo e-mail contato@novociclo.com.br. Os adultos poderão aprender sobre compostagem caseira, a partir das 14h30, e como fazer produtos de limpeza ecológicos na oficina das 16h30. Já para as crianças será realizada, às 15h30, oficina de artes com utilização de materiais reaproveitáveis. As atividades encerram com um passeio ciclístico, às 17h, seguido de uma apresentação do Colégio Visão, marcada para as 18h.

No Dia da Sustentabilidade Pedra Branca, os moradores do bairro (num raio de até 3 km do local do evento) ainda poderão desfazer-se de forma adequada de utensílios e objetos maiores, como sofás, fogões, mesas etc. Durante todo o dia, um caminhão fará este recolhimento, que deve ser solicitado antecipadamente à Novociclo. Roupas quentes também estarão sendo recolhidas para a campanha do agasalho. 

Informações gerais: 

Dia da Sustentabilidade / Cidade Pedra Branca - Palhoça
22 de maio (domingo)
09 às 18h 

Corrida Pedra Branca para Empresas
Modalidades: individual 12km ou revezamento 6km (2 atletas) ou 3 km (4 atletas)
Informações: www.corridapedrabranca.com.br 

Feira da Sustentabilidade
14h30 – Oficina de compostagem caseiraa
14h30 – Inauguração da composteira e horta comunitária
15h30 – Oficina de artes para crianças com utilização de materiais reaproveitáveis
16h30 – Oficina de produtos de limpeza ecológicos
Informações e inscrições: contato@novociclo.com.br
17h – Passeio Ciclístico
18h – Teatro Colégio Visão
09h às 17h – Parede de escalada

 


 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!