24/09 - Lançamento do CD Setecentos no Espaço Cachuera!

24/09/2010 21:00

Lançamento do CD Setecentos


Ricardo Kanji e Cesar Villavicencio – duo de flautas doces

www.cachuera.org.br

 

 

Ricardo Kanji e Cesar Villavicencio
 

Ricardo Kanji e Cesar Villavicencio compõem duo de flautas doces e interpretam da música medieval à eletrônica

O Espaço Cachuera! apresenta no dia 24 de setembro (sexta-feira), às 21h, concerto de lançamento do CD Setecentos, dos flautistas Ricardo Kenji e Cesar Villavicencio. O repertório escolhido para a gravação deste CD representa os diversos estilos que constituem o núcleo da cultura musical ocidental, que se tornou a base da música brasileira. Abrangendo o período medieval, passando pela renascença e barroco e concluindo na improvisação contemporânea com uso de eletrônica, 700 anos de música instrumental são apresentados. Para este programa são usadas sete tipos de flautas diferentes, dentre as quais a flauta contrabaixo eletrônica projetada por Cesar Villavicencio.

O duo integra duas gerações de músicos dedicados à flauta doce. Ricardo Kanji, além de ser um expoente brasileiro da flauta doce e música barroca, foi pioneiro no redescobrimento do instrumento e da música antiga no país. Cesar Villavicencio, que foi aluno de Ricardo Kanji no Conservatório Real de Haia, é pioneiro em introduzir o instrumento na performance eletroacústica.


Programa

Música medieval
Anônimo séc.XIII
Notas - danças medievais

Música renascentista
Orlando Gibbons (1583 - 1625)
Três fantasias

Música barroca italiana
Georg Philipp Telemann (1681-1767)
Sonata n°3, em dó maior
siciliana – vivace – andante – allegro

Música barroca francesa
François André Philidor (1726-1795)
Terceira suíte, para 2 flautas
lentement – fugue – rondeau – chaconne

Música contemporânea
Modulus X (2010)
flautas e eletrônica



Intérpretes


Cesar Villavicencio
http://www.cevill.com
Formado no Conservatório Real de Haia, Holanda, onde estudou com Ricardo Kanji, é pesquisador e intérprete da música dos séculos XVII, XVIII,  música contemporânea e improvisador. Possui doutorado em Música pela University of East Anglia, Inglaterra, e realiza pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP  (FAPESP).

Tem trabalhado regularmente na pesquisa e performance com meios eletrônicos e desenvolveu um instrumento híbrido, a e-recorder, com o apoio da Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura (1998), do Instituto de Sonologia de Haia, Holanda e do STEIM (Studio for Electro Instrumental Music) em Amsterdã. Tem realizado um trabalho pedagógico que abrange o repertório antigo e contemporâneo para a flauta doce incluindo a área da improvisação contemporânea. Como pesquisador tem orientado projetos e apresentado trabalhos no Conservatório Real de Haia, na Universidade da California em San Diego, Santa Barbara, Santa Cruz, Universidade de Nevada em Las Vegas, Estados Unidos, na USP, UNESP, UNIRIO, UFPB e UNICAMP.


Ricardo Kanji
O flautista e regente Ricardo Kanji especializou-se na interpretação da música barroca e clássica ao longo dos 25 anos de sua estada na Holanda, onde foi professor no renomado Conservatório Real de Haia, de 1973 a 1995. Foi diretor artístico da orquestra Concerto Amsterdam de 1991 a 1996, e é membro da Orquestra do Século XVIII, dirigida por Frans Brüggen, desde sua fundação em 1980. Desde seu retorno ao Brasil, em 1995, tem atuado no meio musical brasileiro como concertista, regente, professor e luthier. Foi diretor artístico do projeto História da Música Brasileira que resgatou, com uma série de programas de televisão e CDs, a rica e desconhecida produção musical brasileira. Por este trabalho foi premiado como o melhor regente de 1999 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).Tem difundido a música colonial brasileira no Brasil e na Europa, como regente convidado na Holanda, Bélgica, Portugal, França e Polônia. O CD Neukomm no Brasil, realizado por Ricardo Kanji e Rosana Lanzelotte, recebeu o Prêmio Bravo de 2009 pela melhor gravação do ano.

 

 

. Onde: Espaço Cachuera! – Rua Monte Alegre, 1.094 – Perdizes – São Paulo
. Quando: 24 de setembro de 2010 (sexta-feira), às 21h
. Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00
. Mais informações: (11) 3872 8113 . 3875 5563

cachuera@cachuera.org.br . www.cachuera.org.br