24/09 - TV Câmara lança documentário sobre Abdias do Nascimento

24/09/2011 22:00

 TV Câmara lança documentário 


sobre Abdias do Nascimento

 A TV Câmara lançou na terça-feira (20/09), o documentário sobre a vida de um dos maiores ativistas do movimento negro no Brasil: Abdias Nascimento. Além da trajetória política de Abdias, o documentário traz informações sobre a vida pessoal desse grande personagem da história brasileira, que foi dramaturgo, pintor, escritor, professor, deputado e senador da República. 

Baseado no último grande depoimento gravado por Abdias, o documentário traz histórias de uma militância, que inclui prisões e perseguição na época da ditadura. Ao mesmo tempo, Abdias rememora passagens engraçadas, como as confusões do tempo em que esteve no  Exército, na década de 1930, e as viagens do grupo de poetas  que se intitulava Santa Hermandad Orquídea  pela América Latina. 


 

Transmissão pela TV Câmara dia 24/09

 

e lançamento no Rio de Janeiro dia 16/11

O documentário, dirigido por Fernando Bola, foi lançado dia 20 na Câmara dos Deputados e no sábado, dia 24/09, às 21 horas, será transmitido na TV Câmara.  No Rio de Janeiro, o lançamento será no dia 16 de novembro, com várias sessões a partir das 15 horas, contando com a presença do diretor Fernando Bola.


Trajetória – Abdias criou, em 1944, o Teatro Experimental do Negro. Na época, uma iniciativa totalmente insólita que tentava promover a inclusão de atores, diretores e autores negros. Dessa experiência revolucionária sairiam grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Léa Garcia e Ruth de Souza. 


Essa é só uma das várias frentes de luta de uma vida toda dedicada à militância pelos direitos dos negros. Como parlamentar, Abdias Nascimento apresentou diversos projetos para reduzir a desigualdade racial. É dele o primeiro projeto de lei propondo ações compensatórias como políticas públicas de igualdade racial. 

 

No cenário político, Abdias figura como um dos expoentes do PDT, vinculado ao partido e ao seu criador, Leonel Brizola, desde as primeiras conversas para criação da legenda, ainda no exílio. 


Serviço:
Lançamento do documentário Abdias Nascimento
Data: 16/11 a partir das 15h com várias sessoes

Local: Centro Cultural da Justiça Federal
Estreia na TV Câmara:
 Sábado, 24 de setembro, às 22h

 

 

 

 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!