29 e 30/05 - Artistas Feministas se Reúnem para Ação no Rio

29/05/2010 15:48

 

Artistas Feministas se Reúnem para Ação no Rio

Lançamento da Rede Nami - Rede Feminista de Arte Urbana

 


No dia 29 de Maio serão capacitadas em direitos da mulher no CEDIM (Conselho
Estadual de Direitos da Mulher) as primeiras 50 meninas da Rede Nami. É um encontro único de mulheres e meninas artistas do Estado do Rio de Janeiro sendo treinados para poder utilizar o conhecimento sobre os direitos da mulher nas ações artísticas
nas comunidades e em espaço publico do Rio de Janeiro.


No dia 30 de Maio o encontro será comemorado com um grande evento artístico em prol da valorização da mulher no morro do Queto no Sampaio. O evento conta com capacitação em violência doméstica e direitos da mulher para as mulheres da comunidade, uma grande pintura ao vivo na entrada da comunidade e uma oficina de serigrafia. O dia estará fervendo com a Batalha de Mc’s com Comando Selva.


Sobre a Rede Nami

A Rede Nami, é uma rede formada por mulheres e meninas artistas que possuem como ponto de partida a cena urbana e trabalham com desenho, pintura, fotografia, design gráfico, produção de áudio, moda, cenografia e multi mídia. A Rede Nami pretende criar um intercâmbio de idéias, experiências, e conhecimento, promovendo os direitos humanos (em especifico da mulher), fortalecendo o trabalho artístico, intelectual e profissional de mulheres. Rede Nami surgiu da necessidade das mulheres artistas urbanas Brasileiras de ter um ponto de referência em capacitação profissional, e um canal que as insere no mercado da cena de artes urbanas num nível profissional.
A Rede Nami tem como prioridade de trabalhar com mulheres artistas da cena urbana no Brasil, mas não exclui homens das atividades organizadas em espaços públicos. A Rede Nami pretende promover o trabalho das mulheres num nível igual aos homens já ativos nesta mesma cena, criando uma concorrência forte que desde então quase não existia. DESTAQUE: Panmela Castro (Anarkia) ganha Prêmio de Direitos Humanos nos EUA Rede Nami é uma iniciativa da artista urbana (grafiteira) Panmela Castro (Anarkia). Com a iniciativa de capacitar mulheres artistas (e mulheres e meninas de comunidades carentes no Brasil) em direitos da mulher através da arte, e criar um portal online para promover o trabalho profissional das mulheres – assim criando um veículo de auto-sustentabilidade das mulheres associadas na rede - Panmela foi nominada pelo instituto Vital Voices (fundado pela Hillary Clinton) nos EUA com o Prêmio de Direitos Humanos em Março de 2010. (Mais informação: www.vitalvoices.org)