3ª Mostra Animal: mais um marco para o movimento de respeito aos animais

26/11/2012 19:59
 
Emoção, esperança e principalmente muita reflexão. Foi essa a tônica da 3ª edição da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais que ocorreu na Cinemateca de Curitiba nos dias 15 e 16 de Novembro de 2012.
 
Logo no primeiro dia, com a Cinemateca lotada, o público foi surpreendido com o grande filme “A Galinha que Burlou o Sistema” de Quico Meirelles e produzido com qualidade impecável, pela O2. Ficava claro que a edição 2012 da Mostra Animal seria mais um marco para o movimento de respeito aos animais.
 
Em seguida “Quanto Custa?”, um filme de Fiori Voniére, fez o público se surpreender, com apenas uma câmera na mão e uma ótima ideia pode-se produzir um filme e conseguir um ótimo resultado. Após outras exibições de filmes e bate papos com diretores, a filósofa Sônia Felipe fez a apresentação de sua última obra “Galactolatria” que aborda as questões da indústria de laticínios e seus impactos para animais, pessoas e planeta. Na volta do intervalo que contou com produtos sem nenhum tipo de exploração animal, o público foi presenteado com a presença ilustre de John Curtin, antigo membro da ALF (Frente de Libertação Animal) e um dos precursores do ativismo direto que explodiu na Inglaterra em meados dos anos 1980, com seu filme tributo à Jill (Jill´s film), colega ativista morta em um protesto contra a exportação de animais vivos da Inglaterra. Vegucated fechou o primeiro dia com uma mensagem cativante e muito bem humorada.
 
O segundo dia iniciou com filmes mais leves e as crianças puderam acompanhar, após a exibição de “Porco Amor” um bate papo bem humorado com a diretora Ursula Strauch e a equipe do filme. Em seguida “Glass Walls” apresentado por Paul McCartney e “A Engrenagem”, que conta com Ellen Jabour e Eduardo Pires, denunciaram de forma contundente o que ocorre por de trás dos muros da indústria de carnes e derivados de animais. Samuel Zadoque de “Involução”, que aborda a condição dos animais em zoológicos e equipe e Monica Buava (A Engrenagem) falaram sobre os filmes e responderam a perguntas dos espectadores. Após o intervalo a “Dança do Tempo” levou a todos a uma viagem de sons, cores e sensações com lindas imagens da vida natural, o inverso de “Pega de Cara”, filme português, que denuncia os bastidores e a violência das Touradas portuguesas. “Making the Connection” deu seu recado com toda a propriedade de quem aborda as questões do especismo (discriminação de espécies) e suas conseqüências. Foi com o último filme “Peaceble Kingdom” que as emoções afloraram e grande parte dos espectadores chorou com as recordações de violência, embrutecimento e tristeza de ex pecuaristas que em certo momento de suas vidas abriram os olhos para o sofrimento animal na indústria que comandavam e passaram então a não medir esforços pelo respeito aos interesses dos animais.
 
E foi com lágrimas nos olhos que a audiência assistiu às homenagens da 3ª edição da Mostra Animal através de sua estatueta símbolo “OSCOW” (Oscar com cabeça de vaca).
 
Pelo segundo ano consecutivo Fiori Voniére foi homenageada pelo público, assim como Peaceble Kingdom que emocionara há pouco todos os presentes. A homenagem por parte da organização do evento foi para “A Galinha que Burlou o Sistema” que abrira o evento no dia anterior.  Jonh Curtin, de Jill´s Films, recebeu uma homenagem de última hora por reconhecimento aos anos de empenho em prol do respeito aos animais.
 
No encerramento, com a presença ilustre de Marly Winckler, presidente da União Internacional Vegetariana e da Sociedade Vegetariana Brasileira, um dos espectadores pediu permissão para falar e, para surpresa de sua filha presente, disse “...quando poucos lutam, todos perdem e se nada fizermos nada irá mudar, mas eu quero dizer que esse evento mudou algo e a partir de hoje não sou mais carnívoro”. (Assista o depoimento no YouTube, clicando aqui)
 

Assim a Mostra Animal terminou, com a sensação de que as transformações dependem de cada um de nós, além da promessa de que em 2013 novas emoções e surpresas esperam a todos na 4ª edição da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!