30/07 - Festa Literária de Paraty (Flip) começa nesta quarta e aborda a questão indígena

30/07/2014 09:00

Festa Literária de Paraty (Flip) começa nesta quarta (30/7) e aborda a questão indígena

ISA 

O líder yanomami Davi Kopenawa, a fotógrafa Claudia Andujar, os antropólogos Eduardo Viveiros de Castro e Beto Ricardo, participam de duas mesas oficiais sobre o tema, com mediação da jornalista Eliane Brum. A Flip vai de 30 de julho a 3 de agosto, na cidade fluminense de Paraty. Confira!

 

A edição 2014 da Festa Literária Internacional (Flip) de Paraty , RJ, abriu espaço para debater a questão indígena. Trata-se de momento bastante oportuno, quando os direitos indígenas conquistados na Constituição de 1988 estão sob forte ataque no Congresso Nacional com propostas de emendas constitucionais e projetos de lei alterando procedimentos de demarcação de terras, que representam enorme retrocesso.

No dia 1º/8, sexta próxima, às 15h, a mesa oficial “Marcados” traz o líder Yanomami Davi Kopenawa e a renomada fotógrafa Claudia Andujar, que exibe extenso trabalho de registro do povo yanomami, com mediação da jornalista Eliane Brum. À noite, às 19h, será exibido o filme Xapiri, sobre o xamanismo yanomami, no Instituto Silo Cultural, seguido de bate papo com Davi Yanomami.

No sábado (2/8), a mesa oficial intitulada "Tristes Trópicos", com início marcado para as 17h15 tem a participação dos antropólogos Eduardo Viveiros de Castro, do Museu Nacional e de Beto Ricardo, do ISA, também com mediação de Eliane Brum.

No domingo, (3/8) Davi Kopenawa participa de uma Roda de Conversa com duas lideranças Guarany, no Armazém Paraty.

Paralelamente, o Armazém Paraty exibirá em sua parede externa cinco vídeos da Rede de Sementes do Xingu, da qual o ISA participa, além de uma projeção de fotos do cotidiano dos Yanomami.
Durante a Flip, Davi Kopenawa tem uma extensa agenda na região de Paraty, incluindo uma visita à aldeia Mbya Itaxi Mirim, de Paraty Mirim e uma conversa com os Guarani e outros integrantes do Fórum Comunidades Tradicionais, que aglutina comunidades de Angra dos Reis e Paraty no litoral fluminense, e Ubatuba, no litoral paulista.

Este ano, a Flip homenageia o cartunista e humorista Millôr Fernandes, que em 2003 foi um dos convidados de honra da primeira edição. O show de abertura será da cantora Gal Costa, e é aberto ao público.

 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!