30/09 - ONGs promovem Seminário Mais Sustentável 2010

17/09/2010 23:04

ONGs promovem Seminário

 

Mais Sustentável 2010

Evento gratuito debaterá as alternativas de empreendimentos sociais


Os principais fundamentos e aplicação da sustentabilidade nas organizações serão debatidos durante o Seminário Mais Sustentável 2010, evento realizado pela
Avape, Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, e pela Fenavape – Federação Nacional das Avapes – com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no dia 30 de setembro, das 8h às 18h, Hotel Golden Tulip Park Plaza, (Alameda Lorena, 360 – Jardins), em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Fenavape.

Representantes de organizações sociais nacionais e internacionais irão debater sobre as diferentes alternativas de empreendimentos sociais, modelos de gestão, cases de sucesso e, principalmente, estimular a reflexão sobre o conceito de sustentabilidade nas organizações.

Entre as conferências, o diretor do POETA (Parcerias para Oportunidades de Emprego através da Tecnologia nas Américas), Davi Rojas, promove o tema ‘Pilares de Sustentabilidade – Modelo de Referência da Organização dos Estados das Américas (OEA). Já Sylvia Cury, presidente da Avape, fala sobre ‘Fortalecimento Institucional e Empreendimentos Sociais Sustentáveis – Case Programa BID’. Painéis e Espaços Interativos irão discutir diferentes cases sob a ótica ‘Iniciativas, Inovações e Transformações – Práticas e Modelos Sustentáveis’, com mediações de participantes da iniciativa pública e privada.

Com 28 anos de atuação, a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) é uma instituição filantrópica de assistência social, que tem como missão promover as competências de pessoas com deficiência e em risco social. Fundada em 1982, a entidade é considerada modelo de gestão e foi a primeira em sua área a receber a certificação ISO 9001.

A Avape é reconhecida pelo trabalho de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional, qualificação e colocação profissional, programas comunitários e capacitação de pessoas e de gestão para organizações sociais. Oferece atendimento a pessoas com todos os tipos de deficiência e em risco social, do recém nascido ao idoso. Desde o seu início, já realizou mais de 18 milhões de atendimentos gratuitos e inseriu mais de 10 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Na busca de parâmetros internacionais, mantém parcerias e termos de cooperação técnica com diversas organizações nacionais e internacionais.

A Federação Nacional das Avapes – Fenavape, fundada em março de 2007, tem como missão congregar, articular, representar e fortalecer as organizações federadas, visando ampliar a assistência e a inclusão da pessoa com deficiência. Com presença em todas as regiões brasileiras, é a grande propulsora do Movimento Avapeano, que traduz-se na mobilização de uma rede de organizações, profissionais, pessoas com deficiência, voluntários e familiares, que se reúnem para somar esforços, potencializar recursos e criar mecanismos para a defesa de direitos e a ampliação da assistência por todo o País.

Adicionalmente, visa o fomento, apoio e acesso a produtos, recursos e serviços inovadores, visando efetiva transformação social, por meio de parcerias e alianças que estimulam e empreendem ações precursoras, multiplicadoras, replicáveis e exemplares como estratégias de inclusão e desenvolvimento sustentável.