Até 10/nov - IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Autorais HQ abre inscrições para o Catálogo 2010

11/10/2010 20:04
IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Autorais
 
HQ abre inscrições para o Catálogo 2010
 
 


Com a proposta de identificar, catalogar e preservar a produção autoral de histórias em quadrinhos , a IV Mostra Nacional de Fanzines e Publicações Autorais HQ – Fanzinoteca Santos está com inscrições abertas para a Catálogo 2010. A realização é da Secretaria da Cultura de Santos em parceria com a Associação Amigos da Cultura. O evento integra as comemorações dos 18 anos da Gibiteca Marcel Rodrigues Paes.


A mostra é um panorama da produção autoral de histórias em quadrinhos no País. A programação conta com o lançamento do Cátalogo Nacional de Fanzines 2010, exposição, debate com os principais editores, desenhistas e especialistas do segmento , palestras, oficinas, feira de Zines e Afins, lançamento de revistas autorais, além das Mostras Paralelas de Desenho de Humor e Animê e Mangá.
Atenção aos prazos
Os fanzineiros e editores autorias em participar do Catálogo 2010 devem enviar a partir do dia 1º de julho até 10 de novembro, dois exemplares da publicação, com as seguintes informações: ficha técnica, ano de produção, endereço postal, email de contatos, site ou blog, e breve currículo para Amigos da Cultura: Avenida Costa Machado, 487, Forte, Praia Grande-SP. CEP 11700-650. Os fanzines participantes não precisam ser trabalhos inéditos. No catálogo será publicado somente nomes dos autores e os endereços eletrônicos. As publicações catalogadas ficarão a disposição do público no espaço ‘Fanzinoteca Santos’ na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes.

Para o organizador do evento, Fábio Tatsubô, a tecnologia proporcionou aos editores autorais uma melhor qualidade gráfica por meio da impressão digital, que ficou com o preço mais acessível. “O fanzine deixou de ser feita somente com copiadoras para ganhar status de graphic novel. Mas ainda assim, tem tiragem limitada e divulgação restrita, o catálogo cria a oportunidade de saber aonde encontrar determinada publicação”, define Tatsubô.

“Já o espaço reservado dos fanzines na Gibiteca de Santos, vai proporcionar que o visitante, além de conhecer os trabalhos de autores nacional, tenha acesso as revistas que não estão no circuito comercial das histórias em quadrinhos. Transfomando o equipamento em um local que une quem faz, com quem gosta de histórias em quadrinhos”, conclui o organizador.

A mostra acontece de 4 a 13 de dezembro. Evento conta com o apoio do site UniversoHQ (www.universohq.com) e Grupo AnimeLan. Mais informações: http://mostranacionaldefanzines.wordpress.com/

Edições anteriores
A mostra foi realizada em 2004 em São Vicente, em 2006 e 2007, foi realizada no Sesc Santos. Os debates reuniram os principais editores, desenhistas e especialistas das HQS como: JAL (criador do Prêmio HQ MIX), Prfª Drª Sonia Luyten (principal especialista em mangá do País), Sidney Gusman (principal jornalista especializado), Marcelo Naranjo (principal jornalista especializado), Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos/UOL), Fernando Lopes (editor Mytus/Panini), Elza Keiko (editora de mangá Mytus/Panini), Prof. Dr. Gazy Andraus (principal pesquisador de fanzine) entre outras figuras importantes do segmento.