Ceará - Projeto qualifica jovens em cursos grátis de audiovisual e webdesigner

27/02/2013 18:26

Projeto qualifica jovens em cursos

grátis de audiovisual e webdesigner

Ag. Boa Notícia

A aula inaugural do Projeto Estação da Luz: Arte e Comunicação, criado para promover a profissionalização de jovens e a geração de renda, foi realizada no dia 23/02, na sede da Associação Estação da Luz, no Eusébio-CE. Com duração oito meses, os cursos gratuitos nas áreas de audiovisual e webdesigner beneficiam nesta primeira etapa 30 jovens, com idades entre 17 e 24 anos, de diversos bairros daquele município da região metropolitana de Fortaleza.

A capacitação foi estruturada de modo a ter um núcleo comum com formação mais geral e um profissionalizante. A diretora e coordenadora da Estação da Luz, Suely Vieira, esclarece que todos receberão aulas sobre Direitos Humanos, Mundo do Trabalho e Formas de Associação, “tendo em vista a importância de uma formação cidadã com bases nos valores humanos e éticos”. Terão também módulos de Português e Informática.
 
No segundo momento, os jovens farão a formação específica em webdesigner ou audiovisual. Para cada turma desses cursos foram ofertadas 15 vagas. O material bibliográfico e a metodologia são do Instituto Cooperforte, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com sede em Brasília (DF). A coleção de livros produzidos pelo Instituto é intitulada “Transformado realidades”.

Suely Vieira ressalta que o Projeto tem como meta colocar no mercado de trabalho pelo menos 85% dos jovens capacitados. Para isso, estão sendo buscadas parcerias com empresas e entidades. Assim como o Instituto é um dos parceiros do Projeto, a expectativa é que outras entidades e empresas que sejam sensibilizadas pela iniciativa se juntem à Associação da Luz no objetivo de transformar para melhor a realidade desses jovens oriundos da escola pública.

O Projeto visa também estimular o espírito empreendedor dos jovens e, para mais adiante, a Associação pretende criar um núcleo de produção nas áreas de audiovisual e webdesigner para agregar os jovens capacitados. “A demanda para os cursos é crescente e estamos com lista de espera”, diz a diretora.

O diretor-presidente da Associação, Sidney Girão, a coordenadora de projetos, Suely Vieira, a assistente social, Luciana Iasmim;  e a psicóloga, Catarina Araújo, prestigiaram a aula inaugural do projeto.
 
“Novos horizontes se traçam, novas metas são visualizadas. Acredita-se, por meio desse projeto, que muitos jovens poderão se beneficiar e ajudar a mudar a sua realidade. Uma citação de um aluno corrobora com o nosso pensamento, o qual afirma: ‘Passaremos a ver o mundo como ele quer ser visto, passaremos por desafios. Desafios cujo propósito não é desvendar histórias, mas trazer verdades não faladas’", afirma a psicóloga Catarina Araujo.

Mais informações: Associação Estação da Luz – (fone: 85 3260 5140)