De 10 a 17/09 - 4° Encontro Comunitário de Teatro Jovem

10/09/2011 18:00

4° Encontro Comunitário de Teatro Jovem

Pombas Urbanas

De 10 á 17 de

Setembro será realizado o 4°Encontro de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, que contará com a participação de diversos grupos de Teatro do Brasil, um grupo da Colômbia e o Diretor Rolando Hernandez (Cuba), todos tem o objetivo de trocar experiências, vivencias etc. Este evento acontecerá no  bairro Cidade Tiradentes, Zona Leste - SP,  sede do Instituto Pombas Urbanas.

 

No 4° Encontro Comunitário de Teatro Jovem, desenha-se um gigantesco mosaico de arte e vida. Experiências de teatro de todas as partes, com suas cores e sons, semelhanças e diferenças, se unem para celebrar a poesia que pulsa em nós!

Que a força venha do som dos tambores, das faces cheias de cor; dos corpos que se movem pra criar espaços, imagens; de nosso riso e juventude; de nossos anseios de transformação.

 

SOBRE O ENCONTRO:

O Pombas Urbanas, grupo de teatro com 20 anos de trajetória, em 2003 ocupou um galpão abandonado de 1600m² cedido pela COHAB para a construção de um projeto comunitário de teatro com jovens do bairro Cidade Tiradentes. Desde sua chegada, o projeto resultou na formação do Núcleo Teatral Filhos da Dita, grupo de dez jovens que estão à frente da organização do evento, junto a outros jovens em processo de formação teatral no Centro Cultural Arte em Construção, como: Grupo Teatral Bico de Lata, Turma Iniciante, Turma do Somos do Circo e Malungos Urbanos; que se juntam à grupos de teatro jovem de diferentes regiões para expressar o seu fazer teatral, trocar experiências e promover uma reflexão sobre cultura e juventude.

No 1º Encontro, o Pombas organizou e articulou a vinda de representantes de redes de teatro comunitário e de grupos profissionais do Brasil e América Latina para compartilhar suas experiências. No 2º, a programação contou prioritariamente com grupos jovens, que apresentaram espetáculos e fizeram um seminário, dialogando entre si a partir do seu ponto de vista sobre questões de sustentabilidade e experiências teatrais em comunidades, já no 3º encontro os grupos de teatro jovem se reuniram e trocaram experiências a respeito de como é o trabalho de cada grupo que realiza Teatro em Comunidade. Agora o 4º Encontro mescla os encontros anteriores e traz uma programação com diferentes espetáculos e linguagens, além de oferecer oficinas que possam aprimorar a produção artística e discussões acerca do Teatro em Comunidade e formas de apoio e consolidação de grupos jovens de teatro.

 

SERVIÇO:

PROGRAMAÇÃO 4º ENCONTRO COMUNITÁRIO DE TEATRO JOVEM DA CIDADE DE SÃO PAULO

De 10 a 17 de setembro, das 10h às 20h

Toda a programação é gratuita e acontece no Teatro Ventre de Lona - Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100) e em praças do bairro Cidade Tiradentes. Exceto a apresentação do Luz de Luna(Grupo da Colômbia)que será na Praça 65(Bairro Cidade Tiradentes)no dia 10/09(sábado).

Programação Dos Espetáculos Do 4°Encontro:

·         Dia 10/09(sábado):

Espetáculo: “A TERRA”

Grupo: Luz de Luna  (Grupo da Colômbia)

Horário: 18 h

Local: Praça 65, Cidade Tiradentes

Sinopse: “La obra se desarrolla en un caserío colombiano ubicado a la orilla del mar, más exactamente en la Costa Pacífica, este es apenas un punto de referencia, allí la rumbita criolla se atiza con la chicha o el guarapo de caña, el legado lírico de la etnia se enriquece con el ritual, con la danza, con el canto responsorial, con elementos profanos de una coreografía particular y revestido de formas rítmicas y sinfónicas de la lejana tradición africana.”

 

·         Dia 11/09(domingo)

Espetáculo:”Show –Orquestra de Berimbau”

Grupo: Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene

Horário: 19h

Local: Centro Cultural “Arte em construção”,Cidade Tiradentes

Sinopse: “Os berimbaus são cuidadosamente afinados e agrupados em naipes: berimbau gunga ou berra-boi (som grave), de centro (som médio) e o viola ou violinha (som mais agudo). O "Berimbum", com som super-grave, é tocado com arco de violoncelo. E o “Berimbau de lata” também tocado com arco, mais parece uma rabeca.  A Orquestra mostra a versatilidade do berimbau interpretando toques da capoeira e ritmos da música brasileira, com arranjos e regência do mestre Dinho Nascimento.”

 

 

·         Dia 12/09(segunda-feira)

Espetáculo:  "Todo Mundo Tem um Sonho”

Grupo: Pombas Urbanas

Horário: 15h

Local: Centro Cultural “Arte em construção”, Cidade Tiradentes

Sinopse: “Nos sonhos do Mago Alfredo, desde que se conhece por mago, está a formação de uma companhia de circo, mesmo sem saber onde estariam os membros. Em suas andanças, viu nascer uma linda menina cigana que muito cedo perdeu a mãe. Perto do nascimento também viu um menino lavrador que, olhando as flores silvestres, sonhava em aprender a desaparecer. Desde esse momento estalou na cabeça do Mago a concretização do seu sonho: a formação da grande Companhia Circo Místico. Começou então a fazer charadas para que os dois meninos se juntassem e possibilitou tudo para ela se tornar dançarina e ele um Mago competente. Depois colocou no caminho deles um bebê-gorila que fugia de um circo de malvados. Hoje a grande Companhia Circo Místico viaja pelo mundo levando suas fantásticas atrações.”

 

·         Dia 11/09(segunda-feira)

Espetáculo:Não Tem Ninguém Com Este Nome!”

Grupo: Cia Humbalada

Horário: 20h

Local: Centro Cultural “Arte em construção”, Cidade Tiradentes

Sinopse: “Um homem, solitário, que acorda todos os dias no mesmo horário, trabalha todos os dias no mesmo horário, chega em casa todos os dias no mesmo horário. Sua casa é um quadrado pequeno feito de fita crepe com objetos dentro, como uma TV pequena, uma arara com roupas idênticas, um telefone antigo, uma cadeira. Ou seja, uma vida comum, que todo dia é igual.  Aos poucos os elementos e as relações vão surgindo reforçando a alienação e a solidão daquele homem aparentemente cômico e patético”

 

·         Dia 13/09(terça-feira)

Espetáculo: “O Auto da Luz”

Grupo: Cia Opereta

Horário: 20h

 Local: Centro Cultural “Arte em construção”, Cidade Tiradentes

Sinopse:

 

·         Dia 14/09(quarta-feira)

Espetáculo: “Urubu Come Carniça e Voa”

Grupo: Cia Clariô

Horário: 20h

 Local: Centro Cultural “Arte em construção”, Cidade Tiradentes

Sinopse:

 

·         Dia 15/09(quinta-feira)

Espetáculo (Infantil): “La Fiesta de Los Ecanos”

Grupo: Luz de Luna (Grupo da Colômbia)

Horário: 15h

 Local: Centro Cultural “Arte em construção”, Cidade Tiradentes

Sinopse: “Os anões estão se preparando para uma festa no final do ano, mas a festa é interrompida pela ocorrência de Branca de Neve e sua madrasta má... Branca de Neve é banida por sua madrasta depois de saber que não é o mais bonito, decide retaliar contra a princesa. Um grupo de anões faz o seu trabalho através de jogos e danças. Na escuridão da floresta é de Neve com medo e triste Branco, as pessoas pouco apavorado com primeiro decidir se envolver no jogo, acolhendo-o à sua floresta.”

 

·         Dia 15/09(quinta-feira)

Espetáculo: “Leitura Dramatizada”

Grupo: “Rede em Cena Salvador”

Horário: 20h

 Local: Centro Cultural “Arte em construção”, Cidade Tiradentes

Sinopse:Um dos objetivos é de que os grupos participantes tenham um contato com a Linguagem Teatral, proporcionando a analise e reflexão através dos Jogos Teatrais, temas e conceitos que permeiam a ação física do corpo através da Expressão Corporal com referência de danças e movimentos que aproximem ao gesto ancestral da cultura Afro Brasileiro e Baiana em que nós Atores Baianos carregamos de forma cultural e ancestral caracterizada com a forma do falar e, gesticular  potencializando o conceito do “baianês”a partir de Técnicas do Teatro Físico ,Coreografias de Movimentos Afros e de Orixás voltadas para a Agilidade que o ator deva ter em cena, utilizando de improvisações teatrais, jogos lúdicos”.

 

·         Dia 16/09(sexta-feira)

Espetáculo:  O Baú de Histórias”

Grupo: Os Fuxiqueiros

Horário: 15h

 Local: Centro Cultural “Arte em construção”, Cidade Tiradentes

Sinopse: “Grupo formado por seis jovens atores do Centro Cultural Arte em Construção, que adaptam literatura infantil para o teatro. Os Fuxiqueiros tomam como referência os contos: “O Baú das Histórias”, de Gail E. Haley e “O Monstruoso Segredo de Lili”, Angélica Glitz, para instigar, de forma lúdica, a leitura nas crianças.”

 

·         Dia 16/09(sexta-feira)

Espetáculo: “Auto da Barca do Inferno”

Grupo: Cia Quartum Crescente

Horário: 20h

 Local: Centro Cultural “Arte em construção”, Cidade Tiradentes

Sinopse:Clássico de Gil Vicente, narra à saga de personagens mortas que esperam julgamento que as levará à barca do céu ou do inferno. Um a um eles aproximam-se do Diabo, carregando o que na vida lhes pesou. Ao saber que a barca vai para o inferno ficam horrorizados e se dizem merecedores do Céu. Aproximam-se então do Anjo que os condena às profundezas por seus pecados.”

 

·         Dia 17/09(sábado)

Espetáculo: “Nós”

Grupo: OCA

Horário: 19h

 Local: Centro Cultural “Arte em construção”, Cidade Tiradentes

Sinopse:Criação coletiva, educadores e  alunos do projeto OCA , baseado na oralidade , saberes e fazeres das matrizes culturais brasileiras , na brincadeira do Cavalo-Marinho de Pernambuco, no Frevo , no Maracatu Nação , nas matrizes das  movimentações afro-brasileira,  nos desenhos corporais das danças urbanas e no repertório da cultura da infância , repertório de brinquedos e brincadeiras da comunidade local e do Brasil.”

Neste Mesmo Dia a Escola de Samba “Príncipe  Negro” do bairro Cidade Tiradentes dá o Ar de sua graça e nos presenteia com seus enredos.

 

Programação de Oficinas do 4°Encontro

 

·         Dia: 10/09(sábado)

Integração com todos os grupos e convidados que participarão do 4°Encontro

Horário: 10h

 

·         Dia:12/09(segunda-feira)

Oficina com Grupo Teatral Filhos da Dita(Grupo do Bairro Cidade Tiradentes)

Horário:10h

 

·         Dia: 13/09(terça-feira)

Oficina com o grupo Luz de Luna (Colômbia)

Horário: 10h

 

·         Dia: 15/09(quinta-feira)

Oficina com o diretor Rolando Hernandez (Cuba - Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade)

Horário: 10h

 

Dia: 17/09(sábado)

Oficina Rede Encena Salvador

Horário: 10h

Programação dos Fóruns de Teatro Jovem do 4°Encontro

 

·         Dia: 11/09(domingo)

Grupo: Rede Livre Leste

Horário: 15h

Tema: “O que te incomoda?”

 

·         Dia: 16/09(sexta-feira)

Grupo: Rede Encena Salvador

Horário: 10h

Tema: Espaço para Relato da Rede Encena Salvador

 

·         Dia: 17/09(sábado)

Grupo: Rede Livre Leste

Horário:15h

Tema: “O que te Motiva?”