Divulgado guia de programação de eventos da 6ª Primavera dos Museus

16/09/2012 14:56

Divulgado guia de programação de

eventos da 6ª Primavera dos Museus

Marcos Agostinho, Ascom/MinC

O público já pode ter acesso aos mais de 2.400 eventos que serão realizados em cerca de 800 museus espalhados por 364 municípios brasileiros. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) divulgou o guia da programação da 6ª Primavera dos Museus que acontece entre os dias 24 e 30 de setembro e terá como tema A Função Social dos Museus.

Entre os destaques da programação, o Museu Imperial, em Petropólis (RJ), com a Contação de Histórias voltado para deficientes auditivos e visuais no dia 25, das 14h30 às 16h30. O Sarau de premiação Mulheres Guerreiras 2012, no Museu da Favela, no Rio de Janeiro, em 28 de setembro, também é uma das atrações da programação. Além da visita temática ao acervo que revela as origens de algumas palavras, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no dia 28 de setembro.

Para ter acesso a todo o guia, clique aqui.

Além de atingir todos os estados brasileiros e mais o Distrito Federal, a edição desse ano conta pela primeira vez com uma participação estrangeira: o Museo Etnolóxico, de Ribadavia, na região da Galícia (Espanha) que promove ação educativa entre os dias 25 a 28 de setembro, das 10h às 20h.

Outra novidade da sexta edição é a parceria do Ibram com o Metrô do Rio de Janeiro. A partir do dia 1º de setembro quem for a um museu carioca com o cartão MetrôRio válido e carregado, terá 50% de desconto na entrada com mais um acompanhante. A partir do dia 23 de setembro, portanto, na semana do evento, a entrada será gratuita para o portador do cartão e mais um acompanhante. Além disso, o MetrôRio também vai indicar a visitação de 13 museus gratuitos próximos a estações.

Primavera dos Museus

Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus tem por objetivo chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos atuais por meio de atividades, como exposições, seminários, oficinas e palestras, etc.

O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!