Indígenas Munduruku publicam livro sobre saúde e alimentação.

24/11/2016 01:17

Indígenas Munduruku publicam livro sobre saúde e alimentação

Fonte: Karla Freitas

Indígenas Munduruku produziram um livro na língua da etnia que cataloga plantas e animais, fontes de alimentação e saúde para a etnia. A publicação tem o intuito de “fortalecer os conhecimentos tradicionais do próprio povo”.

Além da catalogação, o livro ensina como utilizar as matérias-primas e informa as vantagens dos produtos naturais em relação aos industrializados.

“Kuyjeat Posũg̃ – Saúde e alimentação Munduruku” é destinado a mais de três mil estudantes Munduruku do sudoeste do Pará. E estão sendo distribuídos 500 exemplares nas 48 escolas Munduruku do alto e médio Tapajós.

A publicação aborda ainda a riqueza nutritiva de animais como o porco-do-mato e a anta, em detrimento a fontes não tradicionais, como o porco e o boi criados para abate.

A pesquisa que deu origem ao livro foi feita em 2014, durante etapa de formação ministrada sob a orientação dos professores Cailo Almeida, Claudeth Saw e Zenildo Saw. Os autores são cursistas de Magistério Intercultural pelo Projeto Ibaorebu de Formação Integral Munduruku, executado pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Já a impressão do livro foi feita com recursos de um acordo judicial proposto pelo Ministério Público Federal (MPF) com o município de Jacareacanga. No acordo, o MPF cobra do município a regularização dos serviços de educação indígena aos Munduruku.

Livro tem tiragem de 500 exemplares

Acesse aqui para conferir o livro. https://drive.google.com/…/0B6SUC25VRZYCanExMG14Nmt1QnM/view