Lançamento do livro multimídia e do webdoc sobre arte e periferia

23/03/2013 16:04

Lançamento do livro multimídia e

do webdoc sobre arte e periferia

Quarta-feira, 27 de março, às 19h30, na Casa da Cidade

 Uma Etnografia Audiovisual Compartilhada, de Carolina Caffé (Pólis) e Rose Satiko Gitirana Hikiji (USP).

Instituto  Pólis

O livro, apoiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, será discutido no lançamento com a socióloga Vera Telles (USP), o urbanista e vereador de SP Nabil Bonduki (USP), o diretor do Instituto Pólis e poeta Hamilton Faria, o artista-ativista Daniel Hylario (protagonista do filme etnográfico) e as autoras do livro.

O material aborda a arte de rua e as transformações socioculturais na periferia de São Paulo. O livro é uma síntese da pesquisa antropológica realizada pelas autoras desde 2009, na produção da Cartovideografia Sociocultural - Mapa das Artes de Cidade Tiradentes (www.cidadetiradentes.org.br), e dos filmes etnográficos Lá do Leste e A Arte e a Rua. O livro-multimídia é gratuito e será distribuído para ONGs, centros culturais da periferia, associações, bibliotecas públicas e interessados em difundir as temáticas Antropologia Visual, Arte e Cidade.

Trailer do "Lá do Leste"

 

Como a Antropologia Visual pode contribuir para uma participação mais efetiva dos artistas e moradores dos distritos periféricos nos processos de reflexão e decisão sobre o destino da nossa cidade? E quais são as contradições e tensões entre o atual modelo de desenvolvimento urbano e a arte de rua?

Trailer do "A Arte e a Rua"

O Livro é dividido em Cenas e Bastidores. As cenas são retiradas da observação do cotidiano em Cidade Tiradentes, principalmente das filmagens dos documentáriso. Conversas e discussões que tiveram lugar em todo o processo de pesquisa em Cidade Tiradentes constituem a matéria-prima dos bastidores.

No DVD encartado neste livro é possível conhecer as demais obras desse processo de produção de etnografias audiovisuais compartilhadas, que se apropriaram dos meios de (re)produção de imagens e sons e das tecnologias digitais e virtuais para realizar a investigação e promover a criação colaborativa do conhecimento.

A versão virtual do livro - o Webdocumentário Lá do Leste - produzido em co-autoria das autoras com o artista Gerson Tung será lançado e exibido no dia do evento.

 

Serviço

Lançamento do livro multimídia e do webdoc sobre arte e periferia

Querta-feira, 27 de março, às 19h30

Casa da Cidade

Rua Rodesia, 398 – Vila Madalena – São Paulo

Informações: (11) 21746814 ou 56661119

E-mail: ladalkimin@gmail.com e carol@polis.org.br

 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!