Reiki: Só por hoje não se irrite!

28/05/2011 14:03

 

 

 

Reiki: Só por hoje não se irrite!

 Simone Kobayashi

Reiki é a energia natural, harmônica e essencial a todo os seres. É a Energia Vital (Ki), direcionada e mantida pela Sabedoria Universal (Rei). Reiki não é religião, mas também não é apenas uma técnica a mais de harmonização e energização, na qual se aprende posições de contato com as mãos e como utilizá-las de forma correta e pronto: "Faço Reiki".

Muito mais do que isso, Reiki é uma postura e uma filosofia de vida, na qual se deve incorporar e viver os princípios e os passos dados por seu precursor, Mikao Usui. Não como uma forma inquestionável de fazer coisas, mas como um modelo de caminho que pode ser seguido.

Conhecido entre os reikianos, mas esquecidos no nosso dia-a-dia, os princípios do Reiki nos trazem preceitos elevados a serem seguidos e que remetem a uma modificação em nossa alma, passo a passo, mas definitiva. Cada um dos princípios é uma frase simples que podemos escolher para trabalhar. Pode ser por um dia, por alguns dias ou por tempo indeterminado, até que o aspecto negativo que tenhamos dentro de nós seja modificado e transformado em positivo.

O ideal é trabalharmos cada um deles e quando todos já estiverem internalizados e aprendidos, os sigamos, todos, no nosso dia-a-dia.

Só por hoje não se irrite

Quando trabalhamos esse princípio, aprendemos a lidar com as mágoas, ressentimentos e raivas que se alojam em nós e envenenam nosso ser. Quando estamos entregues aos excessos e caprichos do ego e suas disputas, nos abalamos por pouco. Ao evitar a irritação, nos libertamos das nossas sombras, do medo e aceitamos a nós e aos outros.

Só por hoje não se preocupe

Esse princípio ensina a desfazer os laços com os conceitos de dor e angústia. Devagar, podemos dar o tempo certo para cada pessoa e para cada situação que precisamos enfrentar na vida. Assim, torna-se possível romper com ansiedade e, pouco a pouco, abrir mão do controle (das situações, dos outros e de nós mesmos).

Só por hoje agradeça suas bênçãos, respeite seus pais, mestres e os mais idosos

Esta afirmação nos remete ao respeito pela vida e pela experiência de cada um. Com ela, trabalhamos a nossa pretensão, o nosso orgulho, e nos colocamos no devido lugar de aprendizes da vida.

Só por hoje ganhe sua vida honestamente

A necessidade de sermos honestos em primeiro lugar conosco, é lembrada nesse princípio. Trabalhando essa afirmação paramos de olhar e nos comparar com os outros. Passamos a olhar com carinho para nós mesmos, para o nosso trabalho, para o nosso aprendizado e, finalmente, para o nosso caminho.

Só por hoje seja gentil e amável com todos os seres vivos

Quantas vezes por dia nos lembramos de agradecer e apreciar as coisas que estão a nossa volta? Os alimentos e a água, imprescindíveis para nossa sobrevivência. O ar que respiramos e que contém elementos vitais. Isto tudo sem citar todos os animais que nos ajudam e interagem conosco, além das pessoas, que são o impulso para o aprendizado e evolução... Esse princípio fala de respeito à vida!

Praticar esses princípios diariamente é muito mais do que aplicar ou receber uma energização. Isto é vivenciar Reiki, é praticar o bem-viver.

Sobre o autor

Simone Kobayashi

Simone Kobayashi é Terapeuta Holística. Especialista e estudiosa das pedras e cristais há 15 anos, se dedica à junção de técnicas para o equilíbrio e harmonização, como Cristalopuntura e Reikristal. 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!