Avazz comprova que o ciberativismo e a união virtual funciona traz vitórias reais

23/06/2011 14:08

 Avazz comprova que o ciberativismo e 

a união virtual funciona traz vitórias reais

A internet é um importante instrumento de ligação das pessoas para ideiais mais elevados e pode dar grandes resultados quando voltada para o Bem, é o que comprova as ações da Avaaz, cuja carta de balanço de vitórias e de agradecimento. Leia na íntegra e participe um pouco deste
ciberativismo saudável
 
Há poucos dias, duas coisas eram diferentes – questionar a "guerra global às drogas" era um imenso tabu no meio governamental, e a Fórmula 1 estava prestes a realizar o Grande Prêmio de Bahrein, a despeito da brutal repressão governamental sobre protestantes pacíficos.

 

Em 72 horas, mais de 1 milhão de nós aderiu a essas duas campanhas, e nós vencemos! 

A Fórmula 1, sob intensa pressão, reverteu sua decisão de correr em Bahrein e o Secretário-Geral da ONU concordou em estabelecer uma nova força-tarefa para as drogas, com os líderes mundiais começando um novo debate histórico sobre regulação e descriminalização. 

 

O poder das pessoas funciona, e nos estamos vendo isso cada vez mais por todo o mundo. Aqui estão duas histórias de como aconteceu…Vitória na Brutal Bahrein! 

O regime brutal de Bahrein abre fogo contra protestantes pacíficos, prende enfermeiras e médicos para ameaçá-los, mas quer que o mundo acredite que está tudo normal. Eles trabalharam duro para trazer o prestigioso Grande Prêmio da Fórmula 1 de volta ao país. Então,faltando 48 horas para a decisão da Fórmula 1, Bahrein busca os E.U.A. por apoio e a Avaaz entra no circuito!

 

Em dois dias, praticamente 500.000 membros da Avaaz aderiram à campanha e, juntos, nós deixamos mais de 20.000 mensagens nas páginas das equipes de F1 do Facebook e Twitter. A equipe da Avaaz falou com o piloto lendário Damon Hill, que somou sua voz à mobilização. E a atenção da mídia engatou.

Mas os figurões da F1 decidiram seguir com a corrida. A campanha da Avaaz foi citada em milhares de artigos em todo o mundo (GloboNYTAFPReuters) e nossos porta-vozes foram entrevistados na CNN (foto à direita),BBC e outras grandes redes.

 

Então, a Avaaz obteve um relatório interno "vazado" da F1 que surpreendentemente conclui que em Bahrein "não há violações de direitos humanos" -- revela-se que a F1 apenas conversou com o governo e visitou um supermercado! Nós lançamos nossa reação, dando partida a uma tempestade na mídia, e finalmente ... as equipes da F1 em unanimidade opõem-se à data da corrida em Bahrein, forçando a F1 a cancelar a corrida de Bahrein em 2011

Vitória contra a Guerra às Drogras! 


A guerra às drogas custa bilhões aos cofres públicos, draga trilhões de dólares para o crime organizado, sacrifica incontáveis vidas, e alcança o resultado 0.

 

Ainda assim, por décadas, qualquer debate sobre o fim da guerra às drogas tem sido sufocado. Nos círculos oficiais, é tabu falar sobre regulação ou descriminalização – alguns até perdem o emprego por tocar no assunto.

 

Então, um grupo de ex-presidentes formou a Comissão Global de Políticas sobre Drogas para abertamente clamar por reformas. Eles se depararam com uma barreira -- políticos alegaram que não poderiam agir pois não havia suporte da opinião pública para uma mudança! Aí a Avaaz entrou na briga.

Nós lançamos a campanha e em uma semana nossa comunidade provou que os políticos estão errados, com mais de 600.000 avaazianos clamando pelo fim da guerra às drogas. Os ex-presidentes e o bilionário Richard Branson convocaram uma coletiva de imprensa, apresentaram seu relatório técnico propondo reforma, receberam a petição da Avaaz -- e a resposta foi incrível! Mais de 2000 artigos foram escritos (APIPSThe Guardian), todos positivos!! O tabu foi quebrado...

 

Em uma reunião estratégica naquela tarde, os ex-presidentes mais de uma vez procuraram nossa comunidade por apoio para avançar na campanha, mostrando que apenas a pressão da base pode criar a vontade política para a ação.No dia seguinte, a Comissão Global e a Avaaz se reuniramcom o Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon. 

 

Em meia hora de debate, a petição da Avaaz foi apresentada e muito citada como evidência da demanda das pessoas pelo fim da guerra às drogas. Ban deu um passo importantee decidiu criar uma força tarefa para buscar novas soluções para o problema das drogas!Um debate real e urgente finalmente começou...

Um Enorme Obrigado a Todos 


Essas duas histórias aconteceram ao mesmo tempo, e são só duas entre muitas e muitas outras. Veja o relatório da Avaaz de abril aqui. E nesse mesmo período de duas semanas em que estas campanhas aconteceram, a Avaaz também teve um papel crucial na quebra do silêncio da cobertura internacional da repressão na Síria. Nossa rede de bravos jornalistas cidadãos da Síria, financiada por doações da Avaaz, é uma das únicas fontes de informação para mídia global do pesadelo que está acontecendo lá.

 

 

Tudo isso só foi possível porque tantos de nós se uniram às campanhas da Avaaz com tanta esperança, energia e visão – assinando, contando aos amigos, fazendo doações, ligando ou postando mensagens. Um enorme obrigado a você e parabéns a todos que se envolveram!!

Quando a Avaaz começou, nós éramos milhares, e ganhamos algumas vezes. Agora, nós somos quase 10 milhões, e estamos ganhando muitas vezes! Se continuarmos acreditando em nós mesmos, e em mudanças, tudo parece possível...

Com grande gratidão por esta comunidade maravilhosa,

Ricken, Alice, Maria Paz, Emma, Saloni, Brianna e toda a equipe da Avaaz

P.S.1. Você pode clicar aqui para compartilhar esse relatório no Facebook.

P.S.2. Clique aqui para ver uma versão animada da vitória em Bahrein! (em Inglês)

**Pedimos desculpas pelos links em inglês. Grande parte da cobertura de imprensa destas campanhas estava em veículos que utilizam língua inglesa.


Apoie a comunidade da Avaaz! Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas -- clique para doar.