Fiat abre inscrições para curso em São Paulo

30/10/2010 00:34

 Fiat abre inscrições para curso em São Paulo

Capacitação em eletromecânica é oferecida pelo Programa Árvore da Vida

 
O Programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional, desenvolvido pela Fiat Automóveis e seus parceiros, está com inscrições abertas para a nova turma do Curso de Eletromecânica. Estão sendo oferecidas 27 vagas, para jovens de ambos os sexos, com idade entre 18 a 24 anos, moradores de áreas de vulnerabilidade social de São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de novembro, na Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (FUNSAI - Rua Arcipreste de Andrade, 503, 1º. andar - Ipiranga), das 9h às 11h e das 13h às 16h. Para concorrer à vaga, é preciso ter o segundo grau completo ou concluí-lo até o final de 2011. O candidato deve apresentar RG, CPF, Carteira Profissional, Carteira de Motorista (se tiver), comprovantes de reservista, de endereço e de escolaridade. As inscrições são gratuitas.

 


Os jovens passarão por três principais etapas de seleção. A primeira com provas de português, matemática e redação, a segunda com teste psicotécnico e a terceira com dinâmica de grupo e entrevista. O curso, formatado pelo ISVOR (Universidade Corporativa da Fiat) terá duração de aproximadamente nove meses, com aulas ministradas pelo Senai.

Nesse período, os jovens receberão vale-transporte, uniformes, alimentação, material didático específico na tecnologia Fiat, cursos WEB e recursos para fazer a carteira de motorista. Ao final do curso, os jovens serão contratados pelas concessionárias parceiras, que em São Paulo são: Amazonas, Destaque, Itavema, Paulimar, Ponto, Sempre, Sinal e Ventuno. A grade curricular traz aulas de português, matemática, informática, metrologia automotiva, desenho técnico, sistemas de suspensão, direção e freios, motores Ciclo Otto, hidráulica e pneumática, alinhamento e balanceamento, sistema de transmissão, fundamentos de eletroeletrônica, eletroeletrônica aplicada, eletroeletrônica embarcada e gerenciamento eletrônico de motores. Esta será a terceira turma do Curso de Eletromecânica oferecido pelo Programa Árvore da Vida em São Paulo.
 
A segunda turma, composta por 20 jovens, se formou no último dia 20 de outubro. Todos os jovens foram contratados pelas concessionárias do grupo.
 
O Programa Árvore da Vida Capacitação Profissional foi criado em 2006 pela Fiat Automóveis para beneficiar jovens de 18 a 24 anos que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Oferece cursos na área automotiva formatados pelo ISVOR (Universidade Corporativa da Fiat) de acordo com a demanda das concessionárias Fiat, permitindo assim a absorção desses jovens no mercado de trabalho.
 
O programa acontece em Betim (MG), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). Ao longo de 2010, cerca de 200 jovens tiveram a oportunidade de se qualificar e entrar no mercado de trabalho através do programa. Dos 152 jovens que concluíram os cursos até o final de 2009, 135 foram encaminhados para as concessionárias, ou seja, 83%, o que mostra a assertividade do programa. No decorrer deste ano, outros 130 jovens vão se formar e iniciar o trabalho nas concessionárias parceiras