Novociclo em parceria com Engepasa propõe Projeto Jaraguá Lixo Zero 2025

02/12/2010 16:26

Novociclo em parceria com Engepasa

propõe Projeto Jaraguá Lixo Zero 2025

Projeto foi apresentado à prefeitura
na tarde desta quarta-feira, 01/12

A Novociclo Ambiental, empresa de Florianópolis especializada em gestão de resíduos sólidos, apresentou na tarde desta quarta-feira (01) à Prefeitura do Município de Jaraguá do Sul o projeto Jaraguá Lixo Zero 2025. A apresentação da proposta aconteceu na Câmara de Vereadores do Município, após a palestra “Lixo Zero – Revolução pela Consciência”, ministrada pelo engenheiro Rodrigo Sabatini, especialista em gestão de resíduos e presidente da Novociclo Ambiental.

O projeto de reciclagem modelo feito em parceria com a Engepasa, mostrou à prefeitura de Jaraguá do sul, Câmara dos vereadores e Fujama – Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente, como é o funcionamento de um Espaço Recicle, como o que já existe em Florianópolis desde o mês de março. O Espaço atua como receptor de resíduos, previamente separados e limpos pela população, e depois os encaminha para entidades e indústrias que os reaproveitam no processo de produção. Atualmente, o Espaço Recicle instalado no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, recolhe 15 toneladas mensais de material, com o engajamento de 6 mil pessoas.

Para mostrar à população de Jaraguá como funciona o Espaço Recicle, um contêiner da unidade fica em exposição, até sexta, dia 3, em frente à Câmara de Vereadores do Município.

Esta é terceira vez que a Novociclo desenvolve projetos Lixo Zero para municípios catarinenses. A primeira foi Florianópolis e a mais recente foi Ituporanga, onde ainda está em fase de aprovação.

O conceito Lixo Zero
O conceito  defende o reaproveitamento, de forma prática e eficiente, da grande maioria dos materiais que usualmente são descartados no lixo comum, como embalagens de papel, plástico, tetrapak, latas de alumínio, garrafas, óleo de cozinha, entre outros, e o destino correto dos que não podem ser totalmente reaproveitados, como baterias e lâmpadas fluorescentes, até que o lixo propriamente dito, seja quase nulo.

Sobre a Novociclo
A NovoCiclo Ambiental (https://www.novociclo.com.br/), de Florianópolis, presta serviço a empresas, condomínios  e administrações municipais. Em março, lançou em parceria com a Prefeitura de Florianópolis o Espaço Recicle. A iniciativa, que funciona no Parque de Coqueiros recolhendo resíduos, conta com a participação de 6 mil pessoas e mensalmente encaminha para reaproveitamento mais de 15 toneladas de materiais.