05/12 - 19H - Racismo: o que todo(a) psicólogo(a) tem a ver com isso?

05/12/2011 19:00

Conselho Regional de Psicologia promove o debate

Racismo: o que todo(a) psicólogo(a) tem a ver com isso?

Dia 05 de dezembro - Segunda-feira - 19h - na Subsede do ABC

Salloma Salomão/CRP
 


 

 

O CRP inseriu evento entre o Dia da Consciência Negra e o Dia Mundial dos Direitos Humanos para debater com especialistas o quanto o racismo está presente em nossas relações diárias e como ele se apresenta em nosso contexto de trabalho, nas pessoas atendidas e nas instituições em que os psicólogos se inserem e nas subjetividades produzidas a partir dele.

Programação:

Racismo: o que todo(a) psicólogo(a) tem a ver com isso?

Convidados(as):

Eliane Costa:  psicóloga, pós-graduanda em psicologia social na USP; membro do Laboratório de estudos em psicanálise e psicologia social do IPUSP (LAPSO-IPUSP); tutora do projeto "A questão étnico-racial e o direto à saúde", coordenado pela Secretaria de Saúde do Município de SP. (mediadora)


Prof. Salomão Jovino: Historiador, mestre e doutor pela PUC-SP. Professor de História da África Santo André-SP CU-FSA. Atua nos seguintes temas: História da África séculos XIX e XX, Culturas negras e movimentos negros urbanos no século XX, Relações Étinco-raciais, História e Culturas Africanas e Afro-Brasileira.


Maria Aparecida Miranda: Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pela USP, defendendo o trabalho "A Beleza Negra na Subjetividade das Meninas ? Um Caminho para as Mariazinhas". Experiência junto a organizações na implantação, coordenação e acompanhamento de projetos ligados à área da saúde, cultura e desenvolvimento social. Faz parte da equipe de psicólogas do Instituto AMMA Psique e Negritude. (Instituição, não governamental, criada em 1995, que desenvolve suas atividades com abordagem psicossocial no tratamento da exclusão e discriminação racial)

Serviço

Racismo: o que todo(a) psicólogo(a) tem a ver com isso?

5 de dezembro de 2011
Horário: 19h
Local: Subsede Grande ABC
Rua Almirante Tamandaré, 426 - Jardim Bela Vista - Santo André, SP
Apoio: GT Igualdade Racial do Consórcio grande ABC e CONE- Coordenadoria dos Assuntos da População Negra

Informações:
Subsede do Grande ABC
Tel. (11) 4436-4000 / 4427-6847 / 4990-7314
E-mail: abc01@crpsp.org.br

Todos os eventos são gratuitos