06/12 - Fundo Brasil lança Edital 2011 para seleção de projetos

06/12/2010 19:00

 

Fundo Brasil lança Edital 2011

 

para seleção de projetos

 

Evento será no auditório da Ação Educativa, em São Paulo

O Fundo Brasil de Direitos Humanos lança, no dia 6 de dezembro, segunda-feira, o Edital 2011 para seleção de projetos a serem apoiados pela fundação. O lançamento será na abertura do debate “Memória e Verdade – Reflexos da violação desses direitos nos dias de hoje”, marcado para as 19 horas no auditório da Ação Educativa, em São Paulo.

O ministro Paulo Vanucchi; a doutora em Política e pesquisadora da Unicamp, Glenda Mezarobba; o advogado e ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias; e o diretor do Fundo Brasil, Oscar Vilhena, são os debatedores. A mediação ficará a cargo da advogada Denise Dora

O debate aberto ao público em geral também faz parte do “Encontro de Projetos”, que reúne representantes das organizações que tiveram projetos apoiados pelo Fundo Brasil em 2010, previsto para ocorrer entre os dias 5 e 8 de dezembro, de domingo a quarta-feira.

Anualmente, o Fundo Brasil realiza o "Encontro de Projetos” com atividades de formação destinadas exclusivamente ao grupo de participantes das organizações com projeto contemplado no edital do ano em curso. A proposta dessa edição é promover a reflexão sobre a temática “Memória e Verdade”, sob a perspectiva de que “o Fundo Brasil toma a questão do Direito à Memória e à Verdade como indispensável, não apenas para com o pressuposto da realização da Justiça para as vítimas da ditadura, mas também como um elemento constitutivo de uma sociedade democrática”, como traduz Oscar Vilhena, um dos diretores da fundação.

A abertura dessas atividades, no domingo, dia 5, será o com show “Diálogos Musicais – Memória e Verdade”. Jair Rodrigues e MPB4 se apresentam a partir das 18 horas no Teatro Paulo Autran / Sesc Pinheiros. Dirigido por Mário Manga e apresentado por Wandi Doratiotto, o evento contará com a rica produção cultural do período da ditadura, para refletir sobre “Memória e Verdade” e os impactos da violação desses direitos nos dias de hoje. Para estar no show, aberto ao público em geral, é preciso comprar os ingressos pelo sistema Ingressosesc.

O Fundo Brasil é uma fundação privada, que foi instituída em 2006 com a missão de promover os Direitos Humanos em nosso país. Nossa atividade central é apoiar projetos de pequenas organizações da sociedade civil e de indivíduos, criando mecanismos de sustentabilidade do trabalho em defesa dos Direitos Humanos. O foco das nossas iniciativas tem sido o combate à discriminação e à violência institucional.

A escolha dos projetos que apoiamos se dá por meio de editais públicos anuais. Nos editais de 2007, 2008, 2009 e 2010, foram recebidas 2.896 propostas e apoiadas efetivamente 108, em todas as áreas dos Direitos Humanos – R$ 2,6 milhões foram repassados aos projetos.