14/04 - das 10h às 18h - FSSP no Festival Baixo Centro: “fÓrUNs LocAis. Ocupando PraÇas por um mundo melhor”.

14/04/2013 10:00

FSSP no Festival Baixo Centro: “fÓrUNs LocAis.

Ocupando PraÇas por um mundo melhor”.

Domingo, 14 de abril, - das 10h às 18h - Vale do Anhangabaú - Centro- São Paulo/SP

Troca de experiências participativas na cidade de São Paulo e perspectivas do processo Fórum Social Mundial no Vale do Annhangabaú, dia 14 de abril, das 10h às 18h. Atividade participante do Festival Baixo Centro

Bruno Franques|/FSSP

 

Tema
A promoção de etapas Locais do Fórum Social Mundial (FSM) tem sido encaminhada como estratégia de renovação do espaço proporcionado pelo FSM.
Essa renovação é inspirada nos movimentos que povoaram diversas praças pelo mundo em 2011 onde as ocupações de praças se tornaram símbolo de mobilização, resistência, autogestão, organização e força popular.

Descrição
Uma Árvore dos Sonhos receberá mensagens dos participantes onde caberão além dos sonhos, relatos da construção de um novo mundo, protestos, expectativas e propostas. Coreto/palco com instrumentos musicais disponíveis e intervenções com artistas convidados; Bancada com materiais para confecção de camisetas, cartazes e faixas; Fotos e cartazes de fóruns sociais pelo mundo, manifestações populares entre outras por toda a praça. Gravação de depoimentos dos que quiserem registrar opiniões, sentimentos e intervenções. Espaços convidativos para rodas de conversa e atividades participativas propostas pelos próprios participantes.
No centro da praça, no chão, um mapa gigante da cidade de São Paulo para que os participantes registrem como e onde seus movimentos atuam.

Objetivos
Proporcionar a imersão sensorial e prática em experiências de atividades participativas inspiradas em Fóruns Sociais Locais, enquanto novas perspectivas do processo do Fórum Social Mundial. Sensibilizar para ação política a partir da urgente questão ambiental. Fomentar a perspectiva global ressaltando a importância do agir local.

Proponentes
Facilitadores do Fórum Social São Paulo e Fórum dos Povos SP

O Fórum Social São Paulo se insere no processo do Fórum Social Mundial, realizado pela primeira vez em Porto Alegre, em 2001. Desde então, além dos encontros globais, tem ocorrido em todo o mundo uma série de fóruns sociais regionais e locais. (https://www.forumsocialsp.org.br)

O Fórum dos povos SP é a continuidade do comitê paulista rumo à rio+20, coletivo de cidadãos, cidadãs, movimentos e organizações que se articularam para compor a representação da sociedade civil na cúpula dos povos contra a rio+20. (https://forumdospovos.net/)

Um Fórum é o exercício da cidadania, um espaço em que os movimentos sociais, coletivos, ONGs, cidadãos e cidadãs se encontram para uma série de atividades em que a pauta é a ação social em prol de um mundo melhor. O objetivo é somar as forças, alinhar as lutas, articular as participações, promover a inteligência coletiva pela transformação social! A hora é agora, porque “nós somos aqueles por quem estávamos esperando!”

Programação

• Roda de conversa sobre a experiência do FSM Tunísia
• Roda de conversa sobre o processo Fóruns Locais e os 98%
• Roda de conversa sobre o projeto “Cartografias do Futuro”
• Lançamento da campanha do seminário pós Rio+20
• Campanha contra os Agrotóxicos
• Roda de conversa com educadores “Semeando na Cidade”
• Roda de conversa corpo/raça/mercado de trabalho
• Arvore dos Sonhos

• Participe desse espaço, inscreva uma atividade! Envie e-mail para forumsocialsp@gmail.com