10 a 12/06 - Contrabando - Performances

12/06/2011 17:31
 
 
PEDRO MOREIRA LIMA/Panmela Castro

Pensando na responsabilidade da concepção geral deste evento, busquei alinhar minha curadoria à trajetória aérea que é típica das aves de rapina. E num vôo astuto – porém, manhoso – ensaiaremos dar alguns rasantes sobre as verdades acuadas da institucionalidade da Arte. Tática predatória em nome do nosso instinto de sobrevivência, ou mesmo por mera diversão. Mas isso não importa tanto: o fato é que tudo aquilo que ganha um centro, passa a exercer fascínio de presa. E nós estamos famintos...

 

É partindo deste impulso que surge o enunciado CONTRABANDO, que decerto almeja corporeificar o trânsito daquilo que escapa da zona de conforto de um circuito oficial. Talvez esta seja a possibilidade semântica mais literal, já que tal exposição se realiza num “espaço-tempo do nosso cotidiano”, à margem do aparato museológico. No entanto, penso que nossa ação contrabandista vá além desse entendimento. Deseja inspirar, também, afetos que vão a contrapelo dos hábitos já domesticados pela síndrome legalista que nossa cultura vive na contemporaneidade.

 

O que nos cabe aqui, portanto, é promover uma dinâmica alternativa que não se restrinja ao serviço da moral e dos “bons costumes”. E para tal, não há ambiente mais propício do que a penumbra de um prédio que se esconde há tempos embaixo dos panos. Sorrateiramente. À meia-luz os contornos se rompem e tudo é confundido. Daí sim, talvez possa haver algum ludismo, algum prazer ao largo da vigília repressora. É com muito gosto que te recebemos nesse descaminho.

 

AVANTI contra o bando, meus amigos!


Programação de Performances

Sexta-feira (10/06)
20:00 ZEN-NUDISMO, de Aimberê César
21:00 PEDAGOGIA DA BOMBA, de Gilberto Piquiri

Sábado (11/06)
15:00 DICKLESS, de Nora Stephens
17:30 EXPERIMENTO PELE, de Luisa Tavares e Raíssa Ralola
20:00 NIMIS, de Kunja Bihari

Domingo (12/06)
15:00 DOS DIAS ATUAIS, de Treze Numa Noite

17:30 OS PUTOS TAMBÉM AMAM, de Gilberto Piquiri