10 de maio é dia de ir de bike ao trabalho!

10/05/2013 10:02

10 de maio é dia de ir de bike ao trabalho!

De Bike ao Trabalho’ incentiva a substituição do carro pela bicicleta e um melhor convívio no trânsito durante o mês de maio

debikeprotrabalho

Com o fim de promover o uso da bicicleta como meio de transporte na ida ao trabalho e no cotidiano, ciclistas de todo o Brasil se reunirão na sexta-feira (10), para gerar mobilizações para o dia De Bike ao Trabalho. A data é uma oportunidade para incentivar aqueles que queiram começar a pedalar, além de organizações, empresas ou governos que queiram promover ações e estimular uma melhor convivência no trânsito.

O De Bike ao Trabalho foi inspirado em uma iniciativa surgida nos Estados Unidos em 1956 com o nome de Bike To Work Day, que sempre acontece no mês de maio e que cultiva e passa à frente a mensagem de que outra forma de locomoção – que não somente os carros – é possível. Atualmente, o Bike To Work Day reúne vários apaixonados por ciclismo, que pedalam juntos e que contam com o trabalho de voluntários instalados em pontos de descanso e manutenção de bicicletas e em festividades como rifas, sorteios e oficinas.

No Brasil não há um início oficial, porém 2013 é o primeiro ano de ação em âmbito nacional. Os motivos para a criação dessas mobilizações são vários. O uso da bicicleta diminui consideravelmente o tempo de permanência nos engarrafamentos, contribui para a redução do nível de poluição nas ruas e melhora o condicionamento do corpo e o bem estar físico e mental de quem pedala.

Os interessados em participar da campanha devem preencher a ficha disponível na página da organização Bike Anjo (https://debikeaotrabalho.org/), sendo possível também a inscrição de atividades ou iniciativas de organizações, empresas ou ONGs.

Até o momento, 595 pessoas de vários estados aderiram à iniciativa. A página também disponibiliza para o evento materiais que incentivam o compartilhamento do espaço com a bicicleta, além de uma série de dicas de equipamentos, manutenção e regras básicas no trânsito.

O organizador do evento é o projeto Bike Anjo, que propõe várias atividades para o uso da bicicleta como meio de transporte. Em São Paulo, uma das ações que existe é a Kombike, uma Kombi que viaja pela periferia do estado para melhorar o uso da bicicleta. Já o programa Bike Anjo, existente em todo o Brasil, ciclistas experientes ajudam pessoas a guiar com segurança na cidade onde moram.

A bicicleta é considerada uma opção de transporte mais ecológico, uma vez que é um veículo limpo, eficiente e que oferece benefícios à saúde de quem usa. Porém é necessário que haja políticas públicas e estímulos para uma circulação mais segura nas ruas, como também uma melhor convivência no trânsito. Em cidades como Nova York e São Francisco, situadas nos Estados Unidos, o uso da bicicleta como transporte já é um fato rotineiro, a partir da existência de vários quilômetros de ciclovias que permitem aos ciclistas atravessarem toda a cidade e também do respeito mútuo entre estes e os motoristas de carros.

Para saber mais detalhes sobre o De Bike ao Trabalho acesse https://debikeaotrabalho.org/ e https://bikeanjo.com.br/.