12/11 - Patrick Bellegarde-Smith da Universidade de Minnesota participa das homenagens a Abdias Nascimento, em Alagoas

12/11/2011 23:54

Patrick Bellegarde-Smith, da Universidade

de Minnesota, participa das homenagens a 

Abdias Nascimento, em Alagoas

 

Arísia Barros/Blog Raízes da África

 

O “Ìgbà Ábídí-I Seminário Afro-Brasileiro-Um Tributo a Abdias Nascimento” que ocorre dia 12 de novembro, em Maceió-AL marca o início das homenagens de translado das cinzas do expressivo representante brasileiro do patrimônio político-cultural pan-africanista, Abdias Nascimento.

No dia seguinte, no 13 de novembro, ocorre o translado oficial das cinzas que serão depositadas na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira, ressalta que a militância de Abdias Nascimento traduz a luta incessante de um líder que acreditou na autonomia da população negra a partir da construção de valores, das consciências libertárias.


 “O sonho que Abdias acalentou é o legado que ele nos deixou para dar continuidade”-ressalta Ferreira.
Segundo a esposa do líder negro, Elisa Larkin: “a família e o Ipeafro, instituição que tive a honra e o prazer de ajudar Abdias a criar, pretendemos realizar a intenção de Abdias, expressa em vida, de levar os seus restos mortais à Serra da Barriga. Estamos prevendo o dia 13 de novembro para esse ato”.


Com o tema: Abdias Nascimento: “A grande expressão brasileira do patrimônio político-cultural pan-africanista”, a conferência de abertura do “Ìgbà Ábídí- I Seminário Afro-Brasileiro-Um Tributo a Abdias Nascimento” pretende promover uma reflexão sobre o legado do deputado federal, secretário estadual,senador,pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta , ator, professor benemérito da Universidade do Estado de Nova York e doutor "Honoris Causa" pelo Estado do Rio de Janeiro e pela Universidade de Brasília e um ativista incansável na garantia dos direitos à população negra.


 Contando com a presença de Elisa Larkin do Nascimento, a atriz Léa Garcia, os filhos Henrique Cristóvão Garcia do Nascimento, Abdias do Nascimento Filho, Osiris Larkin Nascimento, as homenagem a Abdias Nascimento trará dos mais diversos recantos do Brasil e do exterior personalidades ligadas a luta e a vida do ativista negro.
Convidado pela família Patrick Bellegarde-Smith, professor Emérito de Estudos Africanos da Universidade de Minnesota em Milwaukee, já confirmou presença.

Serviço:
Ìgbà Ábídí” - I Seminário Afro-Brasileiro- Um Tributo a Abdias Nascimento
Dia: 12 de novembro
Local: Auditório Faculdade Integrada Tiradentes
Av. Com Gustavo Paiva, 2990 - Maceió/Alagoas
Dia: 13 de novembro
Translado das cinzas de Abdias Nascimento para Serra da Barriga/União dos Palmares/AL
Mais informações: (82)8827-3656/ 3231-4201
e-mail: raizesdeafricas@gmail.com

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!