13/07 - 20h - O grupo sul-africano "Magnet Theatre" apresenta espetáculo no Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes

13/07/2010 20:00
O grupo sul-africano "Magnet Theatre" apresenta
espetáculo no Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes
 
Nos dias 11, 12, 13 e 14, o grupo de teatro sul-africano Magnet Theatre estará no Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, para intercâmbio artístico.

Na terça-feira (13), às 20h, o Magnet Theatre apresenta o espetáculo “Every Year, Every Day, I Am Walking” (Cada ano, cada dia, estou caminhando), seguido de bate-bapo com o público. A peça conta a história de uma jovem refugiada na África que, brutalmente, perde a família e o lar de forma irrevogável e é forçada a viajar para um lugar novo com muitos perigos e incertezas.

O intercâmbio acontece pouco antes dos grupos Pombas Urbanas, Núcleo Teatral Filhos da Dita (primeira turma de teatro formada pelo Pombas) e Magnet Theatre embarcarem para Belém do Pará, onde participam do VII Congresso Mundial da IDEA 2010 - Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação, realizado pela Rede Brasileira de Arteducadores e pelo Pontão de Cultura ABRAÇÃO, de 17 a 25 de julho.

A programação artística conta com apresentações dos espetáculos “Os Tronconenses” (Núcleo) e “Histórias Para Serem Contadas” (Pombas). No Fórum Mundial de Cultura e Educação Transformadora acontece a exibição do documentário “El Quijote”, espetáculo multicultural, marco do lançamento da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade, que reuniu 16 grupos de teatro da América Latina na sede do Pombas Urbanas, em Cidade Tiradentes (set/out 2009).

 

Neste mês, o Pombas recebe o Magnet Theatre como parte das ações do Pontão Pombas Urbanas de Teatro em Comunidade (MinC), projeto de três anos que visa o mapeamento de experiências de teatro comunitário a nível nacional.

 

Sobre o espetáculo Every Year, Every Day, I Am Walking

Esta comovente história contemporânea é contada com imagens evocativas e música. Ela celebra a habilidade do ser humano para curar e recuperar o sentido da dignidade e identidade por meio do poder da imaginação.

O espetáculo foi encomendado pelo Festival Africano de Crianças e Jovens em Yaoundé, Camarões, em 2006, onde foi realizado e muito bem recebido. Dirigido por Mark Fleishman, o elenco conta com as atrizes Jennie Reznek e Yisa Faniswa. A música original é criação de Neo Muyanga; as sequências coreográficas de Ina Wichterich; Julia Anastasopoulos concebeu os cenários e Daniel Galloway a iluminação.

 

Sobre Magnet Theatre

O Magnet Theatre foi formado em 1987 pela produtora Jennie Reznek. Localizados na Cidade do Cabo, o grupo excursionou por dois anos e meio por Joanesburgo, Londres, Manchester, Edinburgo, Hong Kong e Estocolmo e, em 1994, retornam à África do Sul para continuar a desenvolver a linguagem do teatro físico como um meio para superar as diversidades linguísticas; além de colaborar com outros profissionais em produções de maior escala que abrange uma ampla visão sócio-política.

O grupo tem como missão criar um repertório original de produções sul-africanas, eventos com desempenho inspirador e eficaz nos processos educativos que enfatizam a primazia do corpo humano no ato teatral por meio da exploração de contextos históricos, de estilo contemporâneo e dedicação ao aumento dos níveis de recursos e dinamismo do público e profissionais de teatro na comunidade em geral.



SERVIÇO

Dia 13 de julho, às 20h - Every Year, Every Day, I Am Walking
Autoria:
Magnet Theatre
Direção:
Mark Fleishman
Elenco:
Jennie Reznek and Faniswa Yisa
Duração:
70 min
Classificação:
13 anos
Entrada Franca – Retirar ingressos com 1 hora de antecedência
IMPORTANTE: Espetáculo em inglês / Bate-bapo mediado pela tradutora Rossana Coppola


Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste - SP
11 2282-3801 / 2285-7758
www.pombasurbanas.org.br

www.idea2010.art.br