19 a 26/03 - Arte, Corpo e Criação

19/03/2012 19:00

Arte, Corpo e Criação

segunda às 19:00 até segunda às 22:00

Moisés Patrício

No próximo (19.03) encontro abordaremos a criatividade como um potencial próprio de todos os humanos. Nos processos criativos em geral importam - percepção, formas, intuição e imaginação, assim como o crescimento e a maturidade das pessoas. Venha, participe dos encontros, iniciaremos a leitura do livro "Criatividade e Processos de Criação" da querida Fayga. Encontro quinzenais para experimentações coletivas. proposições individuais diluídas em trocas e contaminações.

Arte no Dojo

“O Homem cria, não porque gosta, e sim porque precisa; ele só
pode crescer, enquanto ser humano, coerentemente, ordenado,
dando forma, criando.” (Fayga Ostrower).

Em 2012 o Dojo Harmonia completa 18 anos de vida. Para comemorar esta ocasião resolvemos dar um presente para a comunidade paulistana. Além dos treinos regulares de Aikido oferecidos às terças, quartas, quintas e sábados, a partir de 5 de março começaremos a formar um novo grupo para uma fascinante experiência: Arte, Corpo e Criação. 

E se voce deixar a arte entrar na sua vida? 

A cada quinze dias teremos um encontro que será um convite para despertar a percepção, o encantamento e a simplicidade por meio do fazer artístico. Será uma ocasião para aproximar “artistas” e “não-artistas” - se é que isso existe - onde Moisés Patrício será o elo de ligação entre os participantes e a pintura, o rabisco, a música, a poesia, a fotografia e muitas outras maneiras de fazer arte.

Programa 2012 - ARte, Corpo, Criação

Coordenação: Moisés Patrício - Artista Plástico, arte educador, arteterapeuta. Professor em atelier. Graduado em Artes Visuais pela ECA_USP.
Professor convidado: Chiu Yi Chih - Mestre em Filosofia pela USP - Escritor e performer.
Anfitrião: José Bueno - Arquiteto e Urbanista - FAU USP, Mestre em Aikido. Criador do projeto Tim Tim de aprendizagem informal entre gerações. Co-criador do movimento Rios e Ruas.
Outros convidados: Artistas presentes no próprio grupo que poderão ser convidados a contribuir com o processo de aprendizagem ao longo dos encontros quinzenais. 

Objetivo: 
Ampliar os conhecimentos sobre História da Arte e fazer uma leitura formal e simbólica ao entrar em contato com obras, estilos e artistas de diferentes fases e épocas, integrando-as ao processo educativo e terapêutico.

Perceber as principais expressões musicais e filosóficas relacionadas à História da Arte;

Relacionar a história pessoal com a história Universal, a partir de exercícios com diversos materiais e técnicas, e leituras dessa produção artística, desenvolvendo a percepção, criatividade e conscientização sobre o estilo pessoal de ser e expressar-se, tanto na arte como na vida.

Vivenciar em atelier terapêutico a relação da história pessoal com a história universal, percebendo-se inserido no contexto histórico através da história da arte, e ampliar o conhecimento sobre sua realidade pessoal e cultural.

Conteúdo Programático: 
Prática e teoria de diferentes manifestações em arte: Pré-história/ Egito/ Grécia/ Renascimento/ Barroco/ Impressionismo/ Dadaísmo/ Surrealismo/ Abstracionismo/ Pop Art/ Land Art/ Body Art/ Arte Postal/ Arte Povera/ Minimal Art/ Arte Conceitual/ Pós Moderno/ Arte Brasileira e Bienais no Brasil;

Exercícios com diversas técnicas e materiais: desenho, carvão, aquarela e lápis aquarela, acrílico sobre tela, escultura em argila, recorte e colagem, xerox gravura, mosaico, objeto/instalação.

Trabalhar a leitura de diferentes obras artísticas, percebendo os elementos visuais da linguagem plástica: linha, forma, cor, textura, mancha, perspectiva, veladuras, luz e sombra, planos, figura fundo, movimento, dinâmica, ritmo, espaço, composição.

Estratégia:
Exercícios práticos no Dojo Harmonia, que durante os encontros funcionará como um grande atelier colaborativo

Estudos sobre história da arte e criatividade com leituras iconográficas, imagens e filmes 


Público Alvo: 
Pessoas que possuem interesse nas áreas de Arte, Educação e Saúde.

Pessoas que sentem desejo de retomar a conexão com a expressão artística 

Artistas, não-artistas, educadores, educadores informais, terapeutas, produtores culturais, consultores e facilitadores de grupos.

Primeiro encontro: 05 de março de 2012 

Local: Dojo Harmonia - rua dos Cariris 13 - Pinheiros, São/SP

Horário: 19h às 22h