19/06 - São Paulo de todas as religiões é tema da caminhada da Câmara neste domingo

17/06/2011 15:52
São Paulo de todas as religiões é tema da caminhada da Câmara neste domingo

 

A 6ª Caminhada da Câmara Municipal de São Paulo acontece neste domingo, dia 19 de junho, com o tema "Diversidade Religiosa", em homenagem ao feriado de Corpus Christi. Os participantes passarão por locais que simbolizam a multiplicidade religiosa da capital paulista, do Centro ao Bairro da Liberdade.

 

A partida está marcada para as 9h na Câmara (Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista) e a primeira parada será na Federação Espírita do Estado de São Paulo, na Rua Maria Paula.

A Igreja de São Gonçalo, na Praça João Mendes, será a segunda atração, seguida pelo Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, cujo prédio foi recentemente tombado e virou patrimônio cultural da cidade.

Seguindo para a Praça da Liberdade, os caminhantes visitarão a Igreja dos Enforcados, mesma região onde atualmente é realizada a Festa de Buda.

 

A Catedral Metodista será o quinto ponto de parada. De lá, os participantes irão para a sede da Sukyo Mahikari, que está instalada em um belo jardim na Rua São Joaquim. Ainda na mesma rua está a Assembleia de Deus Nipo-Brasileira, fundada em 1980, que ocupa hoje o prédio do antigo Cine Tokyo.

Além de templos religiosos, a Rua São Joaquim também abriga a Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo. A maçonaria é uma ordem universal formada por todas as raças, credos e nacionalidades. São pessoas que se reúnem com a finalidade de construir uma sociedade com base no amor fraternal e na esperança com amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo.

 

Da Rua São Joaquim a caminhada seguirá pela Rua Taguá, onde está instalada desde 1928 a Igreja Adventista do Sétimo Dia. E como no bairro dos japoneses não poderia faltar um representante do budismo, o Templo Busshinji (Templo do Coração-Mente de Buda), da Comunidade Budista Soto Zenshu da América do Sul, será a décima parada do roteiro.

Depois, os participantes passarão pela Igreja Maronita, de católicos orientais, também instalada no bairro da Liberdade, para enfim encerrar o percurso na Catedral de São Nicolau, sede da Diocese Ortodoxa na cidade, construída em 1935.

 

A caminhada é gratuita e aberta a todos os interessados. Recomenda-se usar roupas e calçados confortáveis (camiseta, boné e tênis) e levar água e protetor solar.