19/06 - Dia do Espanhol no Memorial da América Latina

19/06/2010 11:00

Dia do Espanhol no Memorial da América Latina
 
 
Anualmente, o Instituto Cervantes organiza e celebra em todo o mundo o Dia do Espanhol, que em São Paulo, cidade multicultural, ganha uma dimensão especial ao ser celebrado no Memorial da América Latina, lugar de encontro de todos os povos americanos.
 
Neste dia, sábado, 19 de junho, o Pombas Urbanas leva a turma de Maracatu do Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo no bairro Cidade Tiradentes, para um cortejo às 11h, no espaço externo do Memorial. Na sequência, haverá a exibição de El Quijote, documentário que retrata o processo de construção do espetáculo multicultural que reuniu 16 grupos de teatro da América Latina. E às 15h, o texto do argentino Osvaldo Dragún é representado no espetáculo Histórias Para Serem Contadas, do grupo Pombas Urbanas.
 
A dimensão global da festa - celebrada simultaneamente em 73 cidades de 56 países - faz dela uma excelente plataforma de promoção para a cidade e sua cultura urbana, reconhecida internacionalmente e amplamente representada com grupos como: Umoja e As Capulanas. Da Espanha, o melhor do hip hop com o grupo La Excepción, bem como o grafiteiro Arys.
 
Haverá muito teatro, com representações do Histórias Para Serem Contadas, teatro de rua do grupo Pombas Urbanas; ¡Ay Carmela!, texto adaptado por Fernando Peixoto, dirigido por Marco Antônio Braz, com Maurício Marques e Virgínia Buckowski nos únicos papéis; ou ainda o monólogo de Pepita Rodrígues, no qual se apresenta como protagonista dessa fusão de culturas. Além disso, grupos folclóricos animarão o dia (a festa começará às 10 da manhã e se estende até a meia noite) e especialidades gastronômicas estarão à disposição dos visitantes para melhor apreciar as dimensões da cultura “em espanhol”.
 
A festa tem um caráter interativo, com oficinas de grafite, fotografia, jornalismo 2.0, microblog, VJ e oficinas organizadas para crianças, com jogos tradicionais, conta-contos e muito mais para toda a família. Veja a programação completa em:https://diadoespanhol.info
 
O Memorial da América Latina acolherá mais de dez mil pessoas em uma festa apoiada por diversas instâncias da cidade de São Paulo, instituições e empresas comprometidas com seu desenvolvimento cultural e sua integração social, como o Centro Cultural Espanhol, os Consulados do México, Uruguai e Peru, o Oficina de Comércio da Espanha, o Banco Santander, a Telefônica e a Editora SM, entre outras.


19 de junho - Dia do Espanhol
Memorial de América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Barra Funda / SP 11 3824-6122‎
Programação Pombas Urbanas
11h – Cortejo Maracatu Pombas Urbanas (espaço externo)
13h – Exibição do documentário “El Quijote” (cinema)
15h – Espetáculo de rua “Histórias Para Serem Contadas” (espaço externo)
O evento acontece das 10h às 24h
Entrada Franca