20/10 - 20h - FELA DAY - SP

20/10/2011 20:00

FELA DAY - SP

Nesta quinta, 20 de Outubro · 20h às 23h

Sarau Elo da Corrente - Bar do Santista

Sarau Elo da Corrente

 

O Coletivo Elo da Corrente articula juntamente com o movimento Blackitude-BA a realização do Fela Day, em homenagem ao artista-militante nigeriano Fela Kuti. O  coletivo entra em uma programação nacional que foi convocada pelo parceiro Nelson Maca e vai somar nessa lida durante o sarau do próximo dia 20 de outubro.

Apresentação musical
DENA HILL

Exposição acessórios femininos e roupas com tecido africano

XONGANI

Bar do Santista
Rua Jurubim, 788-A
Pirituba - SP

www.elo-da-corrente.blogspot.com

Abaixo segue um texto do Professor Carlos Moore sobre esse acontecimento: 

Carlos Moore, professor e ativista cubano, biografo de Fela Anikulapo Kuti, comenta a importância política da celebração do “Dia de FELA” no Brasil.

"A crescente importância da celebração do FELA DAY pelo mundo, a cada 15 de outubro, me parece ser um indício de que, além da morte, a mensagem libertária e anti-imperialista de Fela Kuti se espalha cada vez mais, inspirando as novas gerações em todos os continentes. Na medida em que o papel principal do artista e do intelectual é o de alertar a sociedade para os perigos que a ameaçam, e para as tensões que a dividem, o auge no Brasil da música de Fela é um fenômeno politicamente importante, culturalmente salutar e artisticamente rico.

Fela dedicou sua vida toda à luta em favor daqueles que Frantz Fanon chamou de‘Condenados da Terra’. Ele denunciou o absurdo grotesco das iniquidades sociais em todos os países. Fela foi, inclusive, o primeiro a identificar, de maneira clara, a emergência de um novo monstro planetário, sem fronteiras físicas, éticas ou morais: a globalização capitalista. Ele chamou o novo sistema de ‘Ladrões Internacionais’ (International Thief Thief) e de ‘Monstros sem Nação (Beasts Without Nation).

Assim, é significativo e importante que, no Brasil, país que parece destinado a se constituir em potência internacional neste século XXI, a mensagem "felakutista" esteja se propagando no momento com tanta força. Talvez esse seja um antídoto eficaz que contribua para impedir que o Brasil, no seu crescimento como potência, enverede pelos caminhos equivocados e nefastos que os Estados Unidos tomaram no século XIX.

Acho que a música AfroBeat e a mensagem política libertária do Fela Kuti podem ajudar os brasileiros a contemplar e lutar por um mundo mais justo, mais democrático e mais solidário - dentro e fora das fronteiras do Brasil.”