20 a 29/01 - Os Crespos reestréiam "Além do Ponto" na Cia. Livre

29/01/2012 19:00

Os Crespos reestréiam "Além do Ponto" na Cia. Livre

Amor, discussões, separação, dor e um final feliz – processo escravagista no impacto das relações afetivas do homem negro e mulher negra

feirapreta

 

 

 

A Cia. de Teatro Negro Os Crespos, depois de passar, em 2011, pelo Teatro Ágora e Tusp, volta em 2012 em cartaz com a peça “Além do Ponto”, com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O espetáculo tem curta temporada na Cia. Livre entre os dias 20 e 29 de janeiro.

“Além do Ponto”, criado pela Cia. Os Crespos e direção de José Fernando de Azevedo, traz uma pesquisa sobre os relacionamentos entre homens negros e mulheres negras. A Cia. ressalta a importância de estabelecer uma preocupação com o emocional, que é tão fundamental na vida do indivíduo negro quanto a preocupação material.

O cenário, montado por Antônio Vanfil, é típico de um apartamento de um casal em separação, objetos espalhados em processo de transformação. O cenário é um corredor, dividido por plateia nos dois lados, o que ressalta a separação. Além deste aspecto, o espetáculo traz a participação da plateia nas improvisações, a Dj Nega Dani que também interage com a peça e um vídeo com depoimentos recolhidos de pessoas comuns, nas ruas de São Paulo sobre suas histórias de amor.

Parte do encantamento está na Trilha Sonora, com canções de fafá de Belém, Roberto Carlos, Marvin Gaye e outros.

Sobre os Crespos

“Os Crespos” é um coletivo teatral de pesquisa cênica e áudio-visual, debates e intervenções públicas, composto por atores negros. Formo-se na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP  e está em atividade desde 2005. O grupo constrói seu discurso poético a partir da pesquisa sobre a situação do negro brasileiro na sociedade contemporânea e seus desdobramentos históricos.

Serviço:
Elenco: Sidney Sampaio, Lucélia Sérgio. Direção: José Fernando de Azevedo. Direção de arte: Antônio Vanfil. Produção: Eliana Filinto. Reestreia dia 20/01 na Cia. Casa Livre. Em cartaz até 29/01. Temporada: de sexta às 21h30, sábados e domingos às 20h30. Duração: 70 minutos. Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50. Capacidade: 80 lugares. Casa Livre: Rua Pirineus 107, Santa Cecília – SP – próximo ao metrô Marechal Deodoro. Não possui estacionamento próprio. Telefone (11) 3257. 6652 / 84050308 e 83119128.