17 a 21/Nov - Festival OJO AIKU 2010 - 20 de Nov – Dia Nacional da Consciência Negra

17/11/2010 19:30

FESTIVAL OJO AIKU 2010

20 DE NOVEMBRO – Dia Nacional da Consciência Negra

 Silvany Euclênio Silva

                        A luta dos movimentos negros nacionais pelo resgate e promoção da história dos negros brasileiros, resultou, entre outras coisas, na recuperação de um legítimo herói nacional, até então ignorado pela academia e pela história do país, Zumbi dos Palmares. Quando o poeta Oliveira Silveira propôs homenagear Zumbi dos Palmares, celebrando o dia da sua morte, 20 de novembro, como o Dia Nacional da Consciência Negra, nem ele próprio imaginava que a ideia se espalharia com tamanha força, e se tornaria três décadas depois a data nacional mais lembrada e celebrada no país, provocando uma reflexão inevitável sobre o racismo, as relações raciais e a promoção da igualdade. É que a história de Zumbi dos Palmares aglutina passado e presente e encontra eco imediato junto às populações negras e pobres do país, pois se identifica com os anseios dos setores excluídos da sociedade por um Brasil mais democrático, mais justo e mais igual.

                        Mais uma vez celebraremos o Dia Nacional da Consciência negra, no 20 de novembro (sábado), como já é tradição na cidade e estamos convidando os Pontos de Cultura e demais Entidades interessadas a juntar-se a nós. Aqueles que tiverem interesse em participar da mostra cultural, pedimos a confirmação até o dia 12 de novembro. Basta nos enviar um e-mail, com o nome e os contatos da pessoa responsável e a atividade que será apresentada.

 

Segue abaixo a  programação do FESTIVAL "OJO AIKÚ" 2010.

(OJO AIKÚ – Expressão Yorubá que significa dia da imortalidade)

 

 PROGRAMAÇÃO:

17 DE NOVEMBRO DE 2010 (QUARTA-FEIRA):

19h30 - Oficina e torneio de ayo, jogo africano baseado na lógica e matemática, também conhecido como “jogo da semeadura”.

Local: Centro Cultural Orùnmilá.

 

18 DE NOVEMBRO DE 2010 (QUINTA-FEIRA):

19h30 – CURTA AFROOLHAR – Mostra de filmes curtas sobre a temática étnico-racial, seguido de debate.  (Clube de Cinema Fora do Eixo)

Local: Centro Cultural Orùnmilá.

 

19 DE NOVEMBRO DE 2010 (SEXTA-FEIRA):

19h30 – MESA REDONDA “CULTURA NEGRA – ANCESTRALIDADE E CONTEMPORANEIDADE

✔    “Religiosidade de Matriz Africana e Cultura Negra” - Elemoso Paulo César Pereira de Oliveira (Mestre Tolomi);

✔    “Cultura Negra e Educação Formal – Interfaces para a Implementação da Lei 10.639/03” - Professora Silvany Euclênio;

✔    “Capoeira – A Roda que Educa” - Contramestre Rasta (Edno Silva);

✔    “Cultura Negra e Comunicação”  -  Professor Silas Nogueira.

LOCAL: Centro Cultural Orùnmilá.

 

20 DE NOVEMBRO DE 2010 (SÁBADO)

16h às 22h - Mostra de Cultura Negra

Local: Rua Orùnmilá (em frente o Centro Cultural Orùnmilá);

CONVIDADOS JÁ CONFIRMADOS: Afoxé Omo Orùnmilá; Coletivo Família Pedra Negra; Bloco Chapeletas; Grupo Cativeiro de Capoeira; Escola de Samba Tradição do Ipiranga; Escola de Samba Bambas; Luizinho Castro; Márcio Bahia; Banda Magia Natural; MC's Indinho Psicodélico, Fran e Black Dread Look; DJ's Rogério Brito, Bolinha, Vanessa e Finim; Coletivo Enxame de Bauru; Massa Coletiva de São Carlos; Cia Ainda Sem Nome.

 

 DIA 21 DE NOVEMBRO DE 2010 (DOMINGO)

10h às 16h: EntrePontos – Encontro de Pontos de Cultura de Ribeirão Preto e Região (análise das atividades desenvolvidas em 2010, discussão das perspectivas para 2011).

(Os Pontos de Cultura e Entidades interessados em participar, solicitamos a confirmação da presença até o dia 12 de novembro de 2010).

Local: Centro Cultural Orùnmilá.

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

www.orunmila.org.br

orunmila@ibest.com.br

(16) 30214853 e 92821121.

 

"Enquanto os leões não tiverem os seus contadores de histórias, as histórias das caçadas glorificarão os caçadores" Provérbio Yoruba