21/09 - Ritual Terras Sagradas Indígenas, Guardiões das Terras Sagradas, consagração do sitio de contato ao sambaqui

20/09/2012 19:11

Ritual Terras Sagradas Indígenas

Guardiões das Terras Sagradas, consagração do sitio de contato ao sambaqui

Sexta-feira, 21 de setembro, 10h, Rio de Janeiro

A organização não governamental Raízes Históricas Indígenas, que atua na preservação cultural, políticas públicas e articulações sócios culturais, no estado do Rio de Janeiro , a solenidade do Ritual Terras Sagrada Indígena, Guardiões das Terras Sagradas, consagração do sitio de contato ao sambaqui, na sede do IPN – Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos , às 10 horas do dia 21 de Setembro de 2012 na Rua Pedro Ernesto n° 32|34. Gamboa – Rio de Janeiro - RJ, cujo evento irá acontecer uma Cerimônia Religiosa Indígena em torno do sitio arqueológico indígena - europeu descoberto no IPN (Instituto de Pesquisas e Memórias Pretos Novos), e no sambaqui com caminhada ritualística em torno da praça da Harmonia, área do (Porto Maravilha).

È um importante acontecimento de REPARAÇÃO dos genocídios e atrocidades causados aos povos indígenas desde a presença Europeia nestas terras. Reconhecer e valorizar é garantir a preservação do patrimônio material e imaterial dos Sambaquis como monumento perpetuo, pois o nascimento desta grande nação se deu a partir das matrizes indígenas e negras, cativas nas mais cruéis formas de domínio. 

Nosso País, esta tendo o privilégio de sediar os dois maiores eventos do mundo em breve e a Cidade Maravilhosa sediará as Olimpíadas e não pode perder a oportunidade de mostrar ao mundo o respeito que tem com seus indígenas.

Programação | Cerimônia Espiritual

9:00h – Credenciamento Mídias
9:30h – Credenciamento Convidados e Autoridades
10:00h – Inicio do Ritual Espiritual de Consagração do memorial e inauguração do espaço permanente de exposição do sambaqui descoberto no prédio do IPN – Instituto Pretos Novos, na rua Pedro Ernesto, 32, seguindo ate a rua Sacadura Cabral, onde há outros achados de sambaqui, finalizando o ritual na Praça da Harmonia onde existiu o mercado escravo.
Todo o ritual espiritual será feito por indígenas do povo guarani e em alguns momentos, será solicitado à participação dos presentes para que toda a energia seja partilhada e ganhe força e convergência, à medida que o ritual percorra os espaços sagrados, finalizando com uma dança tradicional coletiva na praça da harmonia, antigo mercado de escravo.

Ordem de discurso: POR ORDEM DE RELEVÂNCIA INDÍGENA

Solicitação de fala de Mãe Beata (representando a Religião e Movimento Negro, Nossa Madrinha)

Agradecimento aos apoiadores e patrocinadores, o publico presente, convidados e autoridades e IPN, 
Leitura do Documento de acordo e compromisso físico e espiritual entre indígenas e governantes.
E solicitação de espaços permanentes para vivência de cultura indígena em área dentro do corredor Cultural do Porto Maravilha.
Solicitação de participação na cerimônia de abertura de grande eventos no RJ, especialmente Olimpíadas.
Após falas e assinatura, as cuias passarão (cheias com Cauin) e serão tomadas coletivamente firmando os compromissos ali assumidos espiritualmente, moralmente, social e governamental. 
Leitura ressalva textual espiritual de não acordo por quem não assumirem cumprir suas partes a responsabilidades que ocorrerão e acarretarão sobre suas vidas pessoais e politicas.
11:30 - Encerramento
Depois degustação de alimentos tradicionais com autoridades e indígenas juntos.