25/07 - 2º Congresso Estadual do MNCR-RJ

25/07/2010 21:05

 

 2º Congresso Estadual do MNCR-RJ

 

oferece perspectivas

 

a catadores de lixo

 

22 a 25 de julho - Rio de Janeiro

Samantha Schmitz

 

 

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR–RJ) e o Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social (IBISS) se uniram para realizar o 2º Congresso Estadual do MNCR-RJ, que busca o cumprimento das Leis designadas aos catadores de lixo, para a organização da categoria, a construção de políticas públicas para o fortalecimento do desenvolvimento social e econômico dessa população, além da identificação, documentação e difusão das práticas de coleta seletiva.

Programado para acontecer entre os dias 21 e 25 de julho, no Centro Cultural da Ação e Cidadania, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, o evento reunirá autoridades e profissionais – entre eles o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a atriz Isabel Filardis e o artista plástico Vik Muniz - para debater a importância desses trabalhadores, seu futuro e as alternativas de sustentabilidade.

No dia 22, o congresso começa com uma marcha que deve reunir cerca de 1500 pessoas em frente à Candelária. Em seguida, haverá uma série de palestras com intuito de chamar a atenção para as boas práticas de reciclagem e inclusão social que vêm sendo realizadas, bem como para mobilizar os catadores do Rio de Janeiro – e dos demais estados que estarão presentes – a se organizarem em prol de melhores condições de trabalho. “O que falta é que o poder público nos garanta uma infraestrutura digna para a realização do nosso trabalho”, ressalta Sebastião Carlos dos Santos, líder do MNCR/RJ e presidente da Associação dos Catadores de Jardim Gramacho. Para ele, a sustentabilidade é mais do que marketing para projetos de empresas e organizações do Terceiro Setor. É uma responsabilidade de todos. “O nosso objetivo é tornar a coleta seletiva uma política pública socioambiental e, para isso, o catador deve ser reconhecido como o protagonista dessa história”, afirma.

Com o patrocínio da Petrobras, BNDES, Banco do Brasil, Eletrobras, Coca-Cola e Plastivida, o congresso pretende mobilizar catadores dos 92 municípios do Estado e reunir cerca de mil participantes por dia.