22. 23 e 24/06 - VI Encontro de Cultura Caipira apresenta diversidade da cultura popular no

24/06/2012 17:00

VI Encontro de Cultura Caipira apresenta diversidade

da cultura popular no CDC TIDE SETUBAL

Festejos em São Miguel Paulista acontecem de 22 a 24 de junho, no CDC Tide Setubal. Pelo sexto ano, apresentam-se grupos que resgatam músicas e danças populares, como fandango, jongo e congada. Há ainda comidas típicas, quadrilha e orquestra de viola.

 CDC Tide Setúbal 

 

O VI Encontro de Cultura Caipira, tradicional arraial de São Miguel Paulista, na zona leste da capital paulista, acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho (sexta, sábado e domingo), a partir das 17 horas, no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal. Mais uma vez, a proposta é revelar ao público a diversidade da cultura popular, com apresentações de grupos de congada, jongo, fandango, moçambique e maracatu.

         Aberto e gratuito, este evento promovido pela Fundação Tide Setubal reúne centenas de pessoas da região e de localidades vizinhas. “A cada edição procuramos lançar um olhar para cultura caipira e pensar na relação cidade-campo, ao incluir manifestações tradicionais do interior e releituras dessas expressões por grupos urbanos, contemplando assim diferentes dimensões da cultura brasileira”, destaca Inácio Pereira dos Santos Neto, coordenador do Núcleo ArteCulturAção e organizador do encontro.

         Fazem parte da programação os grupos Fandango Batido São Gonçalo, Jabuticaqui, Congada de Santa Ifigênia, Fundaci e Raízes de Ilha Bela, Comunidade Jongo Embu das Artes, Cordão dos Bichos de Tatuí, Grupo Cambaiá - Cia. de Moçambique de São Benedito e Maracatu de Baque Virado Porto de Luanda.

         Nas três noites, a abertura será com o Trio Rastapé Flor de Muçambê, com seu forró de pé de serra, e, em seguida, tem vez a tradicional quadrilha do CDC. Já no domingo um dos destaques é a apresentação, às 19h30, da Orquestra de Viola de Piracicaba, que executará clássicos do cancioneiro caipira.

         Como em todos os anos, a festa traz comidas típicas como pamonha, cuscuz, tapiocas, baião de dois, tapioca e muitos outros pratos. A novidade desta edição são as barracas do Costume Popular e Mão de Mãe, empresas de gastronomia apoiadas pelo Fundo Zona Leste Sustentável, iniciativa que contribui para alavancar empreendimentos na região. Elas vão ofertar ao público receitas tradicionais, com um toque especial, como bolo de café com chantilly de cachaça, brigadeiro de milho verde, arroz doce com paçoca e vinho quente com cacau. Tudo a preços populares.

         Além de muita música, dança e quitutes, há jogos e brincadeira como pescaria e argola para as crianças. O VI Encontro de Cultura Caipira promove ainda uma viagem ao interior por meio da visita a uma genuína Casa Caipira, construída em taipa, no meio do pátio do CDC e mobiliada com cadeiras, mesa, cama e utensílios que remetem à vida passada no campo.

VI ENCONTRO DE CULTURA CAIPIRA

Local: CDC Tide Setubal – Rua Mário Dalari, 170 – Jd. São Vicente, São Miguel Paulista

Data: 22, 23 e 24/06/2012 (sexta, sábado e domingo)

Horário: a partir das 17h

Entrada: aberta e gratuita

Tel.:  (11) 2297-5969

Principais comes e bebes: tapioca, cuscuz, pamonha, bolo de milho, cocada, baião de dois, galinhada, feijão tropeiro, escondidinho, quentão, vinho quente (a preços populares).

Brincadeiras e jogos: pescaria, argola, correio elegante (a preços populares).

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO VI ENCONTRO DE CULTURA CAIPIRA DO CDC TIDE SETUBAL

 

Sexta-feira, 22/06

17h – Abertura do Espaço Gastronômico – Barracas com comidas e bebidas típicas e jogos

18h - Trio Rastapé Flor de Muçambê

19h - Quadrilha Junina do CDC Tide Setubal

20h - Grupo de Fandango Batido São Gonçalo

21h - Grupo Jabuticaqui

21h30 - Ceciro Cordeiro e banda

 

Sábado, 23/06

17h – Abertura do Espaço Gastronômico – Barracas com comidas e bebidas típicas e jogos

18h - Trio Rastapé Flor de Muçambê

18h30 - Quadrilha Junina do CDC Tide Setubal

19h - Congada de Santa Ifigênia

20h - Fundaci e Raízes de Ilha Bela

21h - Comunidade Jongo Embu das Artes

21h30 - Cordão dos Bichos de Tatuí

 

Domingo, 24/0

17h – Abertura do Espaço Gastronômico – Barracas com comidas, bebidas típicas e jogos

18h - Trio Rastapé Flor de Muçambê

19h - Quadrilha Junina do CDC Tide Setubal

19h30- Orquestra de Viola de Piracicaba

20h30 - Grupo Cambaiá - Cia. de Mocambique de São Benedito

21h30 - Maracatu de Baque Virado Porto de Luanda

 

Sobre a Fundação Tide Setubal

Desde 2005, trabalha para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região de São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo (SP). Para isso, desenvolve ações voltadas a famílias, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em parceria com órgãos do governo e ONGs e em articulação com políticas públicas, priorizando a participação ativa da comunidade, fornecendo-lhe informação e estimulando a construção da sua autonomia.

Todas as relações e as atividades da Fundação são norteadas por quatro princípios: construção de uma sociedade justa e solidária, tendo como pressuposto a inclusão democrática e participativa de todos os segmentos sociais; respeito às diferentes temporalidades, pluralidades e diferenças culturais; valorização da cultura, tradições, experiências e costumes da comunidade; valorização do trabalho voluntário.