23 a 26/08 - Entremundos - Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil

26/08/2010 09:00

Entremundos - Povos e

 

Comunidades Tradicionais no Brasil


23, 24, 25 e 26 de agosto de 2010

Gabriela Augustini


De agosto a novembro, os oito debates selecionados pelo edital Cultura e Pensamento 2009/2010 serão realizados presencialmente nas cidades: Belém/PA, Brasília/DF, Registro/SP, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP e Uberlândia/MG e transmitidos ao vivo pela internet (veja abaixo a programação).

Lançado em novembro de 2009, o edital de debates aconteceu em duas etapas, tendo seu resultado divulgado ao fim do mês de maio. Ao todo, serão destinados cerca de R$ 720 mil para a realização dos debate. O objetivo do Programa é fortalecer espaços públicos para o diálogo e reflexão de temas relevantes na contemporaneidade, O Programa Cultura e Pensamento é uma iniciativa do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Petrobras, realizada em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex).



Local do evento
:Registro (SP) – Estoril Palace Hotel: Autopista Régis Bittencourt, Km 442
Curadores: Flávio Bassi Junior, Roberto Adrian Ribaric e Aderval Costa Filho
Produtora: Associação Núcleo Oikos
Site: https://www.ocarete.org.br/entremundos

Ciclo de debates inédito, que busca, numa perspectiva de formação coletiva, promover um diálogo plural sobre grupos étnicos no país de hoje. Proposto pela Ocareté, em parceria com o Núcleo Oikos e a Rede Puxirão, será realizado no Vale do Ribeira/SP.

Aliando métodos de educação popular aos debates, as discussões partem da capacidade que esses grupos têm de se recriarem à sua própria imagem a partir de uma crescente leitura entre mundos, para revelar suas razões ancestrais capazes de fazer frente aos desafios da atualidade. O objetivo dos debates é colaborar para a compreensão crítica de outros modos de ser e estar no Brasil, para que este se alargue de modo a permitir que nele tenham lugar, de fato, todos os mundos.