24/08 - Fronteiras da Educação Debate o Desafio Ambiental

24/08/2010 12:45
Fronteiras da Educação Debate o Desafio Ambiental
Módulo do Fronteiras do Pensamento acontece em Porto Alegre

Na próxima terça-feira, 24, às 9h, acontece no Salão de Atos da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre/RS), o segundo encontro do ‘Fronteiras Educação – Diálogos com a geração Z’, módulo educacional do Fronteiras do Pensamento. Os professores Rualdo Menegat e Juremir Machado da Silva debaterão com a plateia formada por adolescentes entre 12 e 18 anos sobre “Revolução cultural e desafio ambiental”. O bate-papo será mediado pelo escritor Fabrício Carpinejar.

Segundo Francisco Marshall, consultor do módulo educacional, o encontro abordará as transformações culturais e sociais desencadeadas pelas revoluções de 1968 ao redor do mundo. “E tudo o que elas acarretaram, como o surgimento de novas atitudes e o caminho da conscientização ambiental.” A conversa vai girar em torno das teorias do francês Jean-Michel Cousteau e do político franco-alemão Daniel Cohn-Bendit, ambos palestrantes do curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento em 2010.

Na ocasião será lançado e distribuído para os presentes o segundo fascículo do módulo educacional do Fronteiras do Pensamento, o Fronteiras Educação – Diálogos com a geração Z – Revolução Cultural e desafio ambiental. Escrito pela jornalista Sonia Montaño, o material tem revisão acadêmica do professor Francisco Marshall e adaptação de linguagem de Juliana Szabluk. O projeto gráfico é assinado pela Editoras Associadas.

Até o final do ano estão previstos mais três eventos: 14 de setembro, 5 de outubro e 9 de novembro. Os temas abordados serão os seguintes: “Ciência, cérebro e inteligência artificial”, “O continente mágico: literatura na América Latina” e “A era da conectividade”.

O Fronteiras Educação – Diálogos com a geração Z é patrocinado pela REFAP e tem apoio cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

A edição 2010 do Fronteiras do PensamentoPara compreender o século XXI é apresentada pela Braskem e tem o patrocínio de Unimed POA, Gerdau, Grupo RBS, Instituto Claro e Refap, apoio cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Anhanguera Educacional e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Ainda há vagas para as escolas que queiram participar mediante inscrição prévia. A entrada é franca e os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail relacionamento@fronteirasdopensamento.com.br ou pelo telefone (51) 3019-2326.