24/11 - Educação ambiental e Lixo Zero são temas de palestra em Joinville

22/11/2010 11:30

Educação ambiental e Lixo Zero são temas de palestra em Joinville
Rodrigo Sabatini, da Novociclo, fala durante Seminário de Consciência Ambiental
 

 

 “O primeiro passo para acabar com o desperdício e reduzir a produção de lixo é a mudança de hábito de cada indivíduo”. Esta afirmação é do especialista em gestão de resíduos Rodrigo Sabatini, que dará palestra sobre o tema no dia 24 de novembro, durante o Seminário de Consciência Ambiental, que acontece no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville.


Durante a palestra “Revolução pela Consciência” ele explica o projeto Lixo Zero, que tem como objetivo encaminhar corretamente todo o tipo de resíduo reaproveitável para reutilização ou reciclagem e reduzir a quase zero o lixo enviado aos aterros sanitários. Também vai dar detalhes sobre transporte, logística, armazenamento, novas tecnologias e impacto ambiental dos resíduos sólidos. 

Sabatini é presidente da Novociclo Ambiental, empresa que presta serviços para condomínios, iniciativas privadas e entidades governamentais, e já percorreu vários países, como Alemanha e Suécia, para conhecer as mais avançadas técnicas e metodologias de reutilização de resíduos.

Lixo Zero
O projeto Lixo Zero consiste no reaproveitamento de materiais, que retornam ao processo de produção industrial. A iniciativa contribui de uma só vez com a economia de recursos naturais e financeiros. Deixa-se de poluir, reduz-se a extração de recursos naturais e toda sociedade ganha em economia, desde os consumidores, passando pelas indústrias e até as prefeituras, que reduzem os gastos para envio de lixo para os aterros sanitários.

“Quem faz o lixo somos nós mesmos, quando misturamos embalagens e resíduos com sujeira e restos de alimentos. Se cada um fizer a sua parte, separando os resíduos limpos e organizados para encaminhá-los de forma correta, atingimos o Lixo Zero”, explica Sabatini.

Espaço Recicle 
O engenheiro vai falar também sobre a iniciativa Espaço Recicle, que já virou referência internacional. Localizado no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, desde março o Espaço recebe resíduos de moradores e empresas da região e os encaminha para reaproveitamento de indústrias e cooperativas de artesanato. Atualmente o espaço conta com a participação de aproximadamente 6 mil pessoas e recolhe mensalmente 15 toneladas de resíduos por mês.

Conscientização 
O sucesso da iniciativa está diretamente relacionado à educação da população, segundo Sabatini. Em outubro, ele apresentou case do Espaço Recicle durante a Conferência Internacional Lixo Zero, trazida pela primeira vez para Florianópolis pela Novociclo e pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O projeto foi elogiado pelos conferencistas internacionais. “Eles ficaram entusiasmados com a proposta e com muito interesse em levar o projeto para seus países. Me perguntavam: ‘Você consegue fazer tudo isso sem precisar de Lei?’ Realmente, nossa população tem uma boa consciência ambiental!”

SERVIÇO
Palestra “Revolução pela Consciência”
Data: 24/11, quarta-feira
Horário: 11h30
Local: Câmara de Vereadores de Joinville - Av. Hermann August Lepper, 1100. Bairro Saguaçu.