25 a 26/05 - Seminário Internacional de Economia Criativa

22/05/2010 22:52

Seminário Internacional de Economia Criativa

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ECONOMIA CRIATIVA: INTANGÍVEIS E INOVAÇÃO:
O I DO DESENVOLVIMENTO



Como aproximar os dois Brasis, o do design, da inovação e da tecnologia e o da vocação, do talento, da diversidade. Como estabelecer novos vínculos e reunir inteligências para acelerar o salto qualitativo necessário? Esse é o foco do Seminário,organizado pelo Instituto Nacional de Moda e Design, que encontrou no BNDES e na Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro parceiros de primeira hora para mais um passo no sentido de promover a consciência desta época de transformação, dos enormes potenciais que ela oferece e da mudança de mentalidade e políticas necessárias para aproveitá-los.
A crise atual gerada pela mistificação dos mercados e sua capacidade de auto-regulação reforça aquilo que tem sido a bandeira de nossos encontros: é preciso pensar estratégias de desenvolvimento e a Economia Criativa é uma grande ferramenta para o século XXI. Sua matéria prima são os recursos intangíveis - como criatividade, conhecimento e cultura – que não apenas não se esgotam, como se renovam e multiplicam com o uso. Um setor com forte desempenho econômico, podendo atuar como fator de inovação, inserção e interação social, sustentabilidade e fortalecimento de valores, diversidade e credibilidade de comunidades e empresas. Mais ainda, é um setor com elevada capacidade de geração de empregos, não só mais qualificados como melhor remunerados, de atração de investimentos e alavancagem das exportações.
Nos últimos três anos, nos dedicamos a reunir e sensibilizar lideranças empresariais e governamentais para a importância deste setor estratégico.
DIA 25
8h45-10h00 – “Importância do Fomento à Inovação para o Desenvolvimento do País.” O papel do BNDES como indutor de uma nova política pública.
• Luciano Coutinho, Presidente, BNDES
• Francisco Simplicio, ONU Unidade Especial de Cooperação Sul-Sul, USA
• Graça Cabral, VP, IN-MOD – Instituto Nacional de Moda e Design, Lala Deheinzelin, CEO, Enthusiamo Cultural, e Assessora Senior do Programa de Economia Criativa da Unidade Especial de Cooperação Sul-Sul da ONU e Lidia Goldenstein, economista, membro do Conselho do IN-MOD
10h00–11h00 – “Economia Criativa x Ecologia Criativa: novos conceitos para uma Economia Interativa.” Trazendo o foco de volta às pessoas e às idéias.
• John Howkins, Chairman, BOP Consultants, UK. Autor do livro Creative Ecologies
11h00–12h00 – “Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento para a Cidade.” A necessidade de criar novos hábitos e processos sem perder a identidade.
• Sérgio Besserman Vianna, Assessor Especial e presidente para o Desenvolvimento Sustentável, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
12h00–13h00 – Debate
14h30–14h45 – Abertura da tarde
14h45–15h45 - “A Importância da Governança e de Processos para o Desenvolvimento e Implementação de Políticas de Economia Criativa.”
• Jordi Pardo, Laboratório de Cultura e Turismo, Diretor, Centro de Inovação Barcelona Media, Espanha
16h00–17h30 – “Parcerias Público-Privadas Gerando Inovação”
• Pedro Markun, Diretor da Esfera e membro da Casa de Cultura Digital/ Brasil
• Hugo Barreto, Fundação Roberto Marinho, Rio de Janeiro/ Brasil
17h30–18h30 - Debate
DIA 26
8h45-10h00 – “Planejamento e Articulação Pública para Economia Criativa: Políticas Criativas em Xhanghai.” Mr. Wang Xingquan, Professor Associado, Diretor do Centro de Pesquisa em Gestão do Conhecimento, Xhanghai Academy of Social Sciences
10h00–11h00– “Reinventando Cidades : um Projeto de Revitalização para o Rio.” Felipe Góes, Secretário Municipal de Desenvolvimento, Instituto Pereira Passos, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
11h00 –12h00 – “Políticas de Fomento à Economia Criativa: o caso de Valparaiso.”. JorgeRosenthal, Coordenador


Serviço
25/5/2010 a 26/5/2010
Local: Auditório Reginaldo Treiger - BNDES
Av. Chile, 100 1º Subsolo. Centro, Rio de Janeiro

gratuito - contato: 

seminarioeconomiacriativa@enthusiasmo.com.br
https://www.criefuturos.com.br/events/seminario-internacional-de