25 a 29/09 - Vegfest / 4º Congresso Vegetariano Brasileiro será em setembro em Curitiba

25/05/2013 10:00

Vegfest / 4º Congresso Vegetariano Brasileiro será em setembro em Curitiba

SVB

Depois de quase três anos sem um Congresso Vegetariano Brasileiro (o último foi em setembro de 2010 em Porto Alegre), a SVB anuncia com grande alegria e empolgação que o 4º Congresso Vegetariano Brasileiro ocorrerá entre os dias 25 e 29 de setembro de 2013, em Curitiba. O evento terá como temática central a formação desta massa crítica de vegetarianos, que, segundo pesquisas do IBOPE, já constituem cerca de 16 milhões de brasileiros.

Ocorrendo no ano em que a SVB completa 10 anos de atuação, o Vegfest não será apenas um Congresso, e sim um grande festival com atividades multiculturais distribuídas entre alguns locais diferentes de Curitiba — em especial o Mercado Municipal de Curitiba e a Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Serão mais de 70 palestrantes e uma série de atividades culturais e artísticas, entre os maiores nomes da comunidade vegetariana do país.

A UFPR cederá o espaço do seu Campus de Ciências Agrárias, no central bairro de Cabral, para o evento durante os dias 25, 26 e 27 de setembro (quarta a sexta). Já para os dois últimos dias do evento (28 e 29), o Vegfest "se muda" para o Mercado Municipal de Curitiba, um dos mais bonitos e ativos mercados públicos do país — que conta com um grande setor apenas para produtos orgânicos.

Fotos dos locais do Vegfest

Com realização da Sociedade Vegetariana Brasileira, o Vegfest será uma oportunidade imperdível para conhecer os expoentes e ativistas do movimento vegetariano brasileiro, que têm feito a diferença pelos animais, pelas pessoas e pelo planeta na última década — assim como os novos talentos e grupos atuantes na causa. Reserve a data na sua agenda!

Já são 16  milhões de brasileiros vegetarianos

O país já conta com uma multidão de pessoas que, seja por motivos de saúde, por questões éticas, ou mesmo ambientais e até espirituais escolheram o vegetarianismo como sua opção alimentar. O número já representa 8% da população brasileira (segundo pesquisa do IBOPE de outubro de 2012) e parece crescer a cada dia.
 
Nesse cenário otimista a SVB realiza em Curitiba, entre os dias 25 e 29 de setembro de 2013, seu IV Congresso Vegetariano Nacional, que nesse ano ganha uma nova face e recebe o nome de Vegfest.
 
Com o crescimento em velocidade acelerada, é natural que as pessoas queiram cada vez mais conhecer os diversos fatores que envolvem a opção vegetariana, já que, durante muito tempo, vários mitos - como o da falta de proteína - representavam um desafio para as poucas que decidiam remar contra a maré. Esses tempos já se foram (ainda que muitos não percebam) e diversos estudos em diferentes locais do mundo já mostram os vários benefícios de tirar a carne e produtos de origem animal de seu prato. Uma atitude que representa diretamente o respeito aos animais tem como consequencia o benefício para a qualidade de vida das pessoas e na preservação do meio ambiente.
 
O Vegfest chega à capital paranaense com a participação de nutricionistas, médicos, ambientalistas, celebridades, simpatizantes, vegetarianos e veganos de todo o Brasil com a missão de trazer através de palestras, demonstrações culinárias, cursos de capacitação para profissionais de saúde, feira de produtos, capacitação para empreendedorismo veg, apresentações culturais e muito mais, conhecimento e segurança para uma escolha alimentar que possa transformar as pessoas, para que essas transformem o mundo.
Inscriçõe e informações: https://www.vegfest.com.br/