26 a 31/05 - Culture|Futures: Transições para uma Era Ecológica

31/05/2011 10:00

 Culture|Futures: Transições para uma Era Ecológica

 

Culture|Futures e a Cidade de São Paulo, em parceria com Arup, British Council, Centro Cultural da Espanha em São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Crie Futuros, EUNIC Brasil, Goethe Institute e Instituto Cultural da Dinamarca, organizam a Conferência Culture|Futures: Transições para uma Era Ecológica, que tem como objetivo gerar uma mudança de comportamento e conscientização meio-ambiental através da cultura, estimulando a transição para um viver ecológico. Culture|Futures é uma rede de colaboração internacional transdisciplinar concebida na Cúpula Climática das Nações Unidas em 2008.

A programação C|F em São Paulo está motivada pela realização do C40 Summit – encontro do grupo dos dirigentes das 40 maiores cidades do mundo pela criação de projetos e políticas públicas contra as mudanças climáticas – e terá, como atividade principal, uma Conferência com personalidades culturais, políticas e especialistas, nacionais e internacionais. Além disso, serão realizadas, pelos convidados internacionais, diversas oficinas com o objetivo de troca de experiências sobre sustentabilidade. As atividades são destinadas principalmente a gestores, produtores e representantes de instituições culturais, artistas de qualquer área, ativistas, acadêmicos e líderes políticos.

Organização Culture|Futures e a Cidade de São Paulo, em parceria com Arup, British Council, CCE_SP, CCSP, Crie Futuros, EUNIC Brasil, Goethe Institute e Instituto Cultural da Dinamarca.

Conferência
Data
 30 mai - Horário 8h45 às 17h30 

Local R Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo SPInscrições https://ww2.ccebrasil.org.br/inscricoes/culture-futures-transicoes-para-uma-era-ecologica

Workshops

Hernani Dias: Re:farm the City
O CCE_SP promove esta oficina come Hernani Dias (Cambrils - Tarragona, Espanha), responsável pelo projeto Re:farm the City, que tem o propósito de fornecer ferramentas - software e hardware open source - para "fazendeiros urbanos" ou urban farmers criarem facilmente, gerenciarem e visualizarem suas urban farms. O objetivo maior é encorajar a produção e consumo de produtos locais, usando métodos que respeitam o meio-ambiente e promovem agricultura orgânica, ciência, bio-diversidade e gastronomia local.

Data 26, 27 e 28 mai - Horário 10h às 18h 

Local- Av Angélica, 1091 – Higienópolis, São Paulo SP

Vagas 15  Inscrições https://ww2.ccebrasil.org.br/inscricoes/re-farm-the-city-com-hernani-dias

Frans Prins: The key – oficina de moda “verde”
The Key e o Goethe-Institut São Paulo promovem esta oficina, que vai oferecer uma perspectiva profissional da moda sustentável na Alemanha e Europa como um todo. Frans Prins, um dos criadores da The Key, feira de moda verde que há mais de três anos acontece em paralelo à Semana de Moda de Berlim, vai compartilhar sua experiência e seu profundo conhecimento com os participantes, cobrindo temas como: matérias-primas, produção, certificação, branding, design, vendas etc. Destinada a designers e estilistas que trabalham de modo independente, profissionais que lidam com as matérias-primas da moda “verde”, distribuidores, profissionais de marketing e publicidade, assim como novatos no setor da moda “verde”. Será ministrada em inglês e terá como focos a discussão e a troca de experiências.

Data 31 mai - Horário 11h às 13h e 14h às 18h

Local Goethe-Institut São Paulo. R Lisboa, 974 – Pinheiros, São Paulo SP

Vagas 20 - Inscrições pelo mailcultura@saopaulo.goethe.org

Sobreviver
Janek Müller, responsável pelo projeto Sobreviver, apresenta a dirigentes de instituições culturais, produtores, artistas e ativistas, sugestões e ideias de como as produções culturais podem ter uma atuação sustentável. A oficina será ministrada em inglês. Não haverá tradução simultânea.

Data 31 mai - Horário 11h às 18h

Local Goethe-Institut São Paulo. R Lisboa, 974 – Pinheiros, São Paulo SP

Vagas 20 - Inscrições pelo mailcultura@saopaulo.goethe.org

Justine Simons: Encontros sobre economia criativa “verde”
Justine Simons, Chefe de Cultura da Prefeitura de Londres, terá uma agenda especial de encontros com líderes e instituições culturais da cidade de São Paulo e irá contar sobre o programa “verde” de indústria criativa no contexto da estratégia cultural da prefeitura de Londres. Esta atividade é promovida pelo British Council.

Encontros fechados

Maiores Informações:  www.culturefutures.org