27/11 - 20h - Os Crespos apresenta "Além do Ponto" no Sesc Santo André

27/11/2011 20:00

Os Crespos apresenta "Além do Ponto'

SESC Santo André
Domingo, 27/11, às 20h

Sesc/ZinhoTrindade

Novo trabalho da companhia Os Crespos, cuja pesquisa gira em torno da atual situação do negro no Brasil e como ele é inserido no panorama artístico. O espetáculo investiga como as relações de escravidão influenciaram nas relações amorosas atuais. A peça, que traz depoimentos de pedestres captados nas ruas da cidade de São Paulo, conta a história de um casal afrodescendente em fase de separação.  
 
A Cia. Os Crespos estréia seu novo espetáculo “Além do Ponto” mostrando em cena o processo de separação de um casal. O jogo dos personagens em cena é, a partir da separação, tentar imaginar um amor sem dor, a separação como transformação e não como fim, como a cura para uma doença.
Como recursos em cena, o espetáculo traz Vídeos, DJ e microfone interagem com a peça. Durante a pesquisa para a criação da dramaturgia, os atores registraram em vídeos depoimentos pelas ruas de São Paulo, colhendo histórias de amor pessoais.
 
Os Crespos
"Neste processo “concentrado” para construir nosso novo trabalho, a interrogação que nos sequestra parte da constatação da experiência de muitas mulheres negras que sentem que em suas vidas existe pouco ou nenhum amor. Essa é uma de nossas verdades privadas que raramente é discutida em público. 
Não tem sido simples para as pessoas negras desse país o entendimento do que é amar. Considerando a experiência do povo negro é possível entender por que historicamente muitos se sentiram frustrados como amantes.
Precisamos reconhecer que a opressão e a exploração distorcem e impedem nossa capacidade de amar. “O amor cura”. Nossa recuperação está no ato, no gesto. O amor é ao mesmo tempo "uma intenção e uma ação".
 Este trabalho é um grito e uma oração que pede passagem para uma continuidadeA vontade de amar tem representado um ato de resistência para os afrobrasileiros – daí o sentido de investigar sobre os fins e os encontros.

Serviço:

Além do Ponto - Cia Os Crespos

Direção: José Fernando de Azevedo. Com Sidney Santiago e Lucélia Sérgio.

Duração: 70 min. 

Sesc Santo André

Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar
Santo André - SP

Ingressos à venda na Rede Ingresso Sesc