29 e 30/05 - Artistas Feministas se Reúnem para Ação no Rio
29/05/2010 15:48
No dia 29 de Maio serão capacitadas em direitos da mulher no CEDIM (Conselho Estadual de Direitos da Mulher) as primeiras 50 meninas da Rede Nami. É um encontro único de mulheres e meninas artistas do Estado do Rio de Janeiro sendo treinados para poder utilizar o conhecimento sobre os direitos da mulher nas ações artísticas
nas comunidades e em espaço publico do Rio de Janeiro.
No dia 30 de Maio o encontro será comemorado com um grande evento artístico em prol da valorização da mulher no morro do Queto no Sampaio. O evento conta com capacitação em violência doméstica e direitos da mulher para as mulheres da comunidade, uma grande pintura ao vivo na entrada da comunidade e uma oficina de serigrafia. O dia estará fervendo com a Batalha de Mc’s com Comando Selva.
Sobre a Rede Nami
A Rede Nami, é uma rede formada por mulheres e meninas artistas que possuem como ponto de partida a cena urbana e trabalham com desenho, pintura, fotografia, design gráfico, produção de áudio, moda, cenografia e multi mídia. A Rede Nami pretende criar um intercâmbio de idéias, experiências, e conhecimento, promovendo os direitos humanos (em especifico da mulher), fortalecendo o trabalho artístico, intelectual e profissional de mulheres. Rede Nami surgiu da necessidade das mulheres artistas urbanas Brasileiras de ter um ponto de referência em capacitação profissional, e um canal que as insere no mercado da cena de artes urbanas num nível profissional.
A Rede Nami tem como prioridade de trabalhar com mulheres artistas da cena urbana no Brasil, mas não exclui homens das atividades organizadas em espaços públicos. A Rede Nami pretende promover o trabalho das mulheres num nível igual aos homens já ativos nesta mesma cena, criando uma concorrência forte que desde então quase não existia. DESTAQUE: Panmela Castro (Anarkia) ganha Prêmio de Direitos Humanos nos EUA Rede Nami é uma iniciativa da artista urbana (grafiteira) Panmela Castro (Anarkia). Com a iniciativa de capacitar mulheres artistas (e mulheres e meninas de comunidades carentes no Brasil) em direitos da mulher através da arte, e criar um portal online para promover o trabalho profissional das mulheres – assim criando um veículo de auto-sustentabilidade das mulheres associadas na rede - Panmela foi nominada pelo instituto Vital Voices (fundado pela Hillary Clinton) nos EUA com o Prêmio de Direitos Humanos em Março de 2010. (Mais informação: www.vitalvoices.org)