30/05 - Agência da Boa Notícia promove Fórum Comunicação e Paz na Natureza

30/05/2011 10:00

Agência da Boa Notícia promove 

   

Fórum Comunicação e Paz na Natureza

 

 

A Profª Ilza Girard, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do Núcleo de Ecojornalistas daquele estado, será a palestrante do Fórum Comunicação e Paz na Natureza, que a Agência da Boa Notícia realizará no próximo dia 30, por ocasião da entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2011, no auditório Waldir Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Depois da palestra sobre o tema central do encontro, haverá debate com a participação da Profa. Vládia Pinto Vidal, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos jornalistas Edgard Patrício (O Povo e Agência Catavento) e Maristela Crispim (Diário do Nordeste).  O moderador será o jornalista e diretor da ABN, Moacir Maia.

 

"A Agência da Boa Notícia sempre busca analisar as temáticas que estão sendo levantadas pelas várias áreas de que se compõe a sociedade brasileira - e porque não se pensar na sociedade planetária? visto que não vivemos desconectados, todos somos fios de um tecido global", justifica o presidente da ABN, jornalista e professor Francisco Souto Paulino. Ele diz que a proposta do Fórum é buscar responder a seguinte questão: "como a comunicação pode contribuir para harmonização das ações dos seres humanos com a natureza?". Segundo ele, nas sociedades de um modo geral as pessoas esperam que os governos e sistemas econômicos resolvam os problemas, mas diante da questão ambiental, especialmente, ele ressalta que "todos nós, de alguma forma forma, somos geradores dos problemas e os mesmos só serão resolvidos passando por nós também".

 

Nesse processo, o papel do comunicador pode ser didático, considera Prof. Souto. "Nosso objetivo com o Fórum é ter um momento especial reflexão sobre como podemos contribuir, especialmente os comunicadores - para reverter o caos ambiental que cada vez mais se aproxima de nós."

Para debater o tema Comunicação e a Paz na Natureza foi feita uma escolha cuidadosa de representantes de universidades e de quem está no cotidiano das redações. "A Profa. Ilza Girardi, da UFRGS, tem bagagem bastante sólida na compreensão dessa problemática, inclusive sendo uma das pioneiras no ensino da disciplina de Jornalismo Ambiental, adicionada ao curriculo do curso de Comunicação da UFRGS. Teremos a Profa. Vládia Pinto, coordenadora do Doutorado em Meio Ambiente da UFC e jornalistas da área ambiental dos dois maiores jornais do Ceará, a Maristela Crispim, editora da página Gestão Ambiental do Diário do Nordeste, e Edgard Patrício, da coluna Ecologia, do O Povo". O encontro é aberto ao público.

Mais informações: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509)