30/05 - Oficina de Sanfona para Amadores e Profissionais

30/05/2010 09:51

Oficina de Sanfona para Amadores e Profissionais

Prefeitura do Recife / Secretaria de Comunicação
Aulas gratuitas serão realizadas no SESC Madureira e SESC Tijuca

Uma ação inovadora de valorização da sanfona e da cultura popular se inicia no próximo dia 30 de maio (domingo) no SESC Tijuca e no 12 de junho (sábado) no SESC Madureira. É a realização das Oficinas Permanentes de Sanfona, um espaço para troca de experiência e conhecimento entre sanfoneiros amadores e profissionais, além de estudantes.

Os cursos têm duração de quatro meses e poderão ser realizados aos sábados, em Madureira, ou aos domingos, na Tijuca, das 10h às 14h, conforme a disponibilidade dos alunos. É uma iniciativa do SESC Rio em parceria com o ArteSivuca, uma instituição voltada para a preservação da memória de Sivuca – um dos maiores sanfoneiros do século XX – e do instrumento de fole no cenário musical brasileiro, destacando a sua amplitude e diversidade nos mais variados estilos.

O objetivo da Oficina Permanente de Sanfona é oferecer condições para os músicos se aprimorarem tanto no manejo da sanfona quanto na ampliação dos conhecimentos em teoria musical. O curso surge em boa hora, pois neste ano se comemora 80 anos do nascimento de Sivuca, falecido em 2006.

De acordo com os idealizadores do Projeto, a socióloga Flavia Barreto e o jornalista Fernando Gasparini, o curso oferece condições de facilitar a inserção dos artistas no mercado, uma vez que muitos deles já executam bem o instrumento, mas não sabem ler partituras, o que dificulta o acesso em grupos musicais já consolidados.

O diferencial da Oficina consiste em desenvolver um método baseado na tradição oral da cultura popular, isto é, criar espaços onde os músicos possam se encontrar, conversar e se divertir. E, dentro desse processo, aprenderem uns com os outros. O curso oferece aulas de iniciação à teoria musical, apreciação musical – uma viagem sonora pelos múltiplos espaços da sanfona –, prática de sanfona e roda de sanfona – o momento em que os músicos se reúnem para tocar juntos.

O curso é grátis e as inscrições devem ser feitas pelos telefones 3340-1839 ou 3340-1782 (SESC Madureira) ou 3238-2133 (SESC Tijuca).