8, 9 e 10/07 - 13ª Edição do Somos do Circo na Cidade Tiradentes

08/07/2010 16:00

 

13ª Edição do Somos do Circo

 

no Centro Cultural Arte em Construção

 

 

No mês das férias, o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes, zona leste da capital, se transforma num grande picadeiro para receber a 13ª Edição do Somos do Circo, que acontece nos dias 08, 09 e 10 de julho, das 14h às 18h.

Com o objetivo de proporcionar um dia de atividades circenses para crianças e jovens que não têm acesso, o Pombas disponibiliza equipamentos para o ensino desta arte milenar que, por meio de propostas lúdicas, propõe o conhecimento do corpo e de suas habilidades. A novidade para esta edição do evento é que os alunos da turma de circo do Centro Cultural serão os instrutores, que poderão transmitir às outras crianças da comunidade um pouco do que foi aprendido desde 2005, início do projeto.

Todas as edições anteriores trouxeram algum tema que pudesse instigar o imaginário da meninada. E para a 13ª não seria diferente: Circo (08); Máquina do Tempo (09); e Cinema (10) estarão presentes na decoração, na trilha sonora e na maquiagem. Malabares, perna-de-pau, acrobacia, monociclo, cama elástica, tecido e trapézio estão entre os exercícios propostos durante um período de quatro horas/dia, com demonstrações do que foi aprendido no encerramento de cada dia do evento. Na edição de 2009, o Somos do Circo recebeu cerca de 1.100 pessoas durante os três dias.

Além das atividades, as crianças poderão acompanhar performances artísticas, esquetes e intervenções feitas pela equipe do Centro Cultural Arte em Construção, que envolve as turmas de teatro jovem, os atores do Pombas Urbanas, funcionários do Centro Cultural e voluntários da comunidade de Cidade Tiradentes.

 

Sobre Somos do Circo

As aulas de circo acontecem desde 2005 no Centro Cultural Arte em Construção, em Cidade Tiradentes, com o objetivo de que crianças e adolescentes da comunidade pudessem desenvolver laços de amizade, respeito e companheirismo, promovendo um aprendizado pessoal e coletivo dos participantes em seus aspectos físico, afetivo e psíquico de forma integrada.

Desde a estruturação do Centro Cultural, as crianças têm sido público assíduo e, por esse motivo, o Pombas pensou algumas propostas que pudessem atendê-las, dentre elas, o Somos do Circo, dada à grande procura pelo curso (30 vagas) e pela identificação das crianças com a arte circense: espaço que dá a possibilidade de desenvolver habilidades, aprender a superar desafios e, ao mesmo tempo, exercer a infância por meio de brincadeiras lúdicas.

Contemplado pelo edital público da organização internacional BrazilFoundation (agosto/2008), os recursos recebidos possibilitaram a compra de equipamentos, a contratação de profissionais e a melhor articulação e sistematização das aulas de circo. Em 2009, o projeto também foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Carequinha de Estímulo ao Circo; além de fazer parte da Rede Circo no Mundo Brasil.

O intuito do projeto é possibilitar a continuidade de um processo de formação humana por meio do circo, que tem conseguido bons resultados, mas que frente a demanda do bairro, precisa ser potencializado com ações que fortaleçam o aprendizado para a vida e não apenas uma atividade prazerosa e momentânea.

SERVIÇO

13ª Edição do Somos do Circo
Dias 8, 9 e 10 de julho, das 14h às 18h
Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste - SP
11 2282-3801 / 2285-7758
www.pombasurbanas.org.br
Entrada franca

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!