7 e 8/07 - Festa Julina agita Galpão de Cultura e Cidadania do Jardim Lapenna

08/07/2012 09:00

Festa Julina agita Galpão de Cultura

e Cidadania do Jardim Lapenna

Forró pé de serra, quadrilha, grupos tradicionais, cortejo, barraca de comidas e bebidas típicas. Tudo isso e muito mais em dois dias de festa gratuita para toda a família. O arraial será nos dias 7 e 8 de julho na zona leste da capital paulista.

Tide Setúbal/Foto:Verônica Manevy

         

A Fundação Tide Setubal promoverá, no fim de semana de 7 e 8 de julho, uma animada festa julina aberta e gratuita no Galpão de Cultura e Cidadania do Jardim Lapenna, na zona leste de São Paulo (SP). Música, dança, brincadeiras, comidas e bebidas típicas vão garantir a diversão para toda a família.

         A programação valoriza expressões tradicionais da cultura brasileira. Dentre as apresentações, destacam-se: a Companhia Porto de Luanda, que fará um cortejo de maracatu de baque virado no sábado às 15 horas; e a Congada de Santa Ifigênia, na qual os participantes tocarão percussão e dançarão para homenagear o santo de devoção, no domingo às 15 horas. Um pouco antes, neste mesmo dia, às 14 horas, haverá um momento dedicado às expressões afro-brasileiras.

         “A intenção é propiciar ao público contato com manifestações culturais das nossas raízes”, conta Inácio Pereira dos Santos Neto, organizador do evento e coordenador do Núcleo ArteCulturaAção da Fundação. Além dos grupos, os festejos incluem quadrilha, forró pé de serra e até uma Missa Caipira, realizada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, às 9 horas, no domingo.

         Outro destaque deste arraial é o batismo de violas caipiras, construídas artesanalmente por alunos da Oficina de Luteria, oferecida no Galpão de Cultura e Cidadania durante este semestre. No sábado, às 13 horas, esses instrumentos serão “afogados em música”. No domingo, às 16 horas, haverá apresentação de modas de viola.

          Para os entusiastas da culinária das festas de São João, barracas montadas no Galpão comercializarão — a preços populares — comidas e bebidas típicas: milho, bolo, tapioca, vinho, quentão e outros quitutes.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA JULINA DO GALPÃO DE CULTURA E CIDADANIA

 

Sábado, 7 de julho

12h – Trio Rastapé Flor de Muçambê

13h – Batismo de Violas – Núcleo ArteCulturAção

14h – Quadrilha Julina do Galpão de Cultura e Cidadania

15h – Cortejo Maracatu Porto de Luanda e Sucatas Ambulantes

17h – Quadrilha da Diversidade

 

Domingo, 8 de julho

9h – Missa Caipira seguida de procissão até o Galpão de Cultura e Cidadania

Local: Paróquia de N. Sra. Aparecida – Rua Almiro dos Reis, 33 – Jd. Lapenna

11h – Quadrilha Julina do Galpão de Cultura e Cidadania

12h – Trio Rastapé Flor de Muçambê

14h – Expressões Afro-brasileiras

15h – Congada de Santa Ifigênia

16h – Apresentação de Violas Caipiras

17h – Encerramento – Forró com Flor de Muçambê

 

Sobre a Fundação Tide Setubal

Desde 2005, trabalha para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região de São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo (SP). Para isso, desenvolve ações voltadas a famílias, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em parceria com órgãos do governo e ONGs e em articulação com políticas públicas, priorizando a participação ativa da comunidade, fornecendo-lhe informação e estimulando a construção da sua autonomia.

Todas as relações e as atividades da Fundação são norteadas por quatro princípios: construção de uma sociedade justa e solidária, tendo como pressuposto a inclusão democrática e participativa de todos os segmentos sociais; respeito às diferentes temporalidades, pluralidades e diferenças culturais; valorização da cultura, tradições, experiências e costumes da comunidade; valorização do trabalho voluntário.

Serviço:

FESTA JULINA DO GALPÃO DE CULTURA E CIDADANIA

Local: Galpão de Cultura e Cidadania – Rua Serra da Juruoca, 112 – Jd. Lapenna, São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista

Datas e horário: 7/7 (sábado), das 12h às 18h, e 8/7 (domingo), das 9h às 18h

Entrada: aberta e gratuita

Tel.:  (11) 2956-0091