AfriCAZAnossa

25/03/2010 20:18

 

AfriCAZAnossa

 

 

 

 

BOOKA Do artista Bukassa Kabengele (Booka), artista cantor e ator. Africano nascido na Bélgica(Bruxelas) passou a infância na Republica do Congo, seu país de origem. Chegou ao Brasil aos dez anos de idade. Um legítimo afro-brasileiro.

Na dramaturgia fez; Carandiru e Sonhos Tropicais no cinema. Na TV Globo; A Casa das 7 Mulheres, Mad Maria, JK e Sinhá Moça. Na TV Record; Turma do gueto e Vidas Opostas. Na TV Cultura; Ilha Rá-tim-búm e apresentou um programa musical. No SBT fez; Revelação e Vende-se um véu de noiva. Na TV a cabo fez; Mandrake (HBO) e 9MM (FOX). No teatro fez; Cazas de Cazuza e Vida e amores de Isaurinha Garcia. Na musica, integrou a Banda Skowa e a Máfia, Juntou-se a nomes como Marisa Monte e Elba Ramalho, com os quais tocou em grandes palcos pelo mundo. Nesse meio tempo, também emprestou sua voz para campanhas publicitárias produzidas nos mais importantes estúdios de São Paulo. Em 2000 Lançou seu primeiro CD solo “QUERO VIVER” (Pop/ soul) com a produção de Jane Duboc.

Em 2005 alcançou a Europa com o lançamento de “MUTOTO”, seu segundo CD de música africana, produzido por Daniel Vangarde, atingindo uma vendagem de 200 mil cópias na França. O sucesso dos ritmos afro-brasileiros foi reconhecido por todos os veículos de comunicação do país, no ano cultural Brasil-França, e o CD sendo lançado em outros países da Europa. Booka experimentou muita coisa no que diz respeito à música de origem étnica negra, desde o afrosambasoulpopjazz e música cubana. Tais experiências foram digeridas ao longo de 20 anos e naturalmente desencadearam o atual trabalho autoral de música africana desenvolvido pelo artista. Um resultado que ele mesmo denomina como a “nova música afro-brasileira”, nova MAB.

Para isso montou a banda Booka Mutoto, que no show integra músicas do cd Quero Viver como; Mina Penda e Misto Soul com canções do cd Mutoto como;LuandaSalima e outras, somadas a músicas inéditas como Tambor, um verdadeiro sucesso dançante, ninguém fica parado!Brasil na África.   BOOKA MUTOTO Da Banda “Booka sou eu (Bukassa Kabengele), mutoto quer dizer criança em swahilli. Booka Mutoto; sou eu criança, eu com minha origem, à volta para a terra mãe e berço da civilização humana; ÁfricaBOOKA MUTOTO é também minha homenagem à criança em cada um de nós. Criança é futuro, criança é esperança. 

A banda Booka Mutoto resume numa frase simples a idéia e expressão artística de Booka“Brasil na África”, que também dá o nome ao espetáculo musical. Um show emocionante, repleto de vocais Afros, percussão, baixo, e liderado pela interpretação sensível e calorosa do cantor, ator e compositor Booka (Bukassa Kabengele), que na sua guitarra toca dedilhados herdados da música congolesa (soukous music), um dedilhado quente e contagiante. Melodias inéditas, músicas cantadas em swahillitchilubafrancês e português. A percussão, o baixo e a guitarra se entrelaçam num swing alucinante, enquanto os vocais femininos e virtuosos das cantoras, unidos às melodias de Booka, rasgam alma e coração do ouvinte. Não é para menos, com todo o talento musical brasileiro e o estilo africano do artista, você pode imaginar “Brasil na África”.

É esse universo musical que ele nos oferece, com suas músicas executadas e interpretadas por essa banda que exprime o legítimo som Afro Brasileiro, a nova MAB (nova música afro-brasileira). A performance da banda Booka Mutoto conta ainda com uma ousada releitura e arranjo de Canto de Ossanha (Baden Powell & Vinícius de Morais), uma honrosa homenagem aos Afros sambas. Booka, com a sua banda Booka Mutoto no seu show Brasil na África, pretende mostrar de uma maneira simples e honesta que: “Existe um pouco da África em cada um de nós, basta sentir e se deixar levar!”

Fonte: Centro Cultural Rio Verde

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!